Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Região unifica recesso escolar a partir de julho de 2015

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-09-13 -01:38

Região unifica recesso escolar  a partir de julho de 2015

Os secretários municipais de Educação da Baixada santista decidiram unificar o recesso escolar de julho no próximo ano letivo. A decisão vai permitir que professores que atuam em duas redes de ensino distintas possam gozar o descanso no mesmo período, previsto para acontecer de 13 a 24 de julho de 2015.

A decisão foi tomada na reunião ordinária da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Regional/Polo Baixada Santista, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), na sede da ADUC Unipar Carbocloro, no Sítio Cafezal, em Cubatão.

A proposta de unificação do recesso escolar foi apresentada pela secretária de Santos, Venúzia Nascimento. Segundo ela, o próximo ano letivo terá muitos feriados e emendas, o que dificulta a montagem do calendário escolar, que deve ter 200 dias letivos. Levada à discussão, a unificação das datas do recesso foi aprovada pelos presentes.

Na reunião também ficou decidido que o Seminário da Supervisão de Ensino 2014 será realizado de 24 a 25 de novembro, em Santos. O encontro terá a participação de 94 supervisores que atuam nas redes municipais de ensino das nove cidades da Baixada. Outros assuntos relacionados à Educação também foram debatidos, entre eles o acúmulo de cargos,já que é comum, professores lecionarem em mais de uma rede de ensino.

Participaram da reunião os secretários municipais de Educação de Cubatão, Rosa Maria Gonçalves Apolinário; de Santos, Venúzia Fernandes Nascimento; de Itanhaém, Luci Cristina Charif; de Mongaguá, Edmilson Machado, e de Peruíbe, Fátima Facchini Serrano. Estiveram também representadas as secretárias municipais de Educação de Praia Grande e de Guarujá.

Unipar - Antes de iniciar a pauta da reunião, os secretários assistiram a uma palestra institucional da Unipar Carbocloro, proferida por Sylvia Vieira, do setor de Comunicação da empresa. Em sua explanação, a assessora fez um breve histórico sobre a industrialização de Cubatão e a participação da Unipar Carbocloro no desenvolvimento do Polo Industrial, desde sua implantação até os dias de hoje. Sylvia apresentou os projetos educacionais realizados pela empresa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, bem como sobre o Programa Fábrica Aberta, que completa 30 anos em novembro de 2015.

Nova reunião - Um dos temas da pauta de discussão foi a proposta de emenda constitucional que altera o artigo 169 da Constituição Federal e o artigo 38 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para possibilitar a ampliação do limite de despesas com pessoal ativo nas áreas da saúde e educação. Por ser extenso e de grande interesse a todos, o assunto será discutido em uma reunião extraordinária, que será realizada na próxima semana, em Itanhaém, em data e local a serem divulgado nos próximos dias. (Divulgação/PMC)