Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Curta Santos começa nesta terça-feira

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-09-15 -17:15

Curta Santos começa nesta terça-feira

Nesta terça-feira (16), às 20h30 começa o 12º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos. A cerimônia de abertura será no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida).

Artecidade -  De acordo com o diretor geral do Curta Santos, Ricardo Vasconcellos, a décima segunda edição do festival tem entre os objetivos a valorização do artista. Com o tema Artecidade, o evento, em parceria com o Festa – festival Santista de Teatro Amador, será realizado de 16 a 21 com objetivo fundamental de oferecer ao público oficinas, debates e sessões gratuitas de obras fora do circuito comercial.

A cerimônia exibirá o mini documentário 'Tanq_RosaChoq” um dos 13 filmes do Projeto RUA!. A obra aborda o coletivo de artistas e ativistas que são conhecidos pelo "tanque" que pilotam disparando arte contra símbolos da opressão e do cerceamento da liberdade em São Paulo.

Na cerimônia, a homenagem a cineasta Tata Amaral e às atrizes santista Priscilla Amaral e Luana Carlana de Almeida Barbosa, esta vítima acidental de um disparo da Polícia Militar durante blitz em Presidente Prudente. Elas receberão o Troféu Maurice Legeard.

A noite também marcará a abertura do Festa – Festival Santista de Teatro, com a performance de Kadu Veríssimo, Sanatório Geral e intervenções do Movimento Teatral da Baixada Santista. A Trupe Olho da Rua marcará presença com a performance ‘Blitz' e entre outras atrações, músicos da Baixada Santista, com Diego Alencikas no vocal.

Saudade - Com a abertura do evento, impossível não lembrar, não falar, não expressar a imensidão da saudade do agitador cultural Toninho Dantas (foto) que internacionalizou o festival e trouxe para a cidade, grandes nomes do teatro e do cinema para a discussão sobre a arte. Toninho faleceu em 14 de maio de 2010. A Prefeitura de Santos o homenageou dando seu nome à sala de projeção (Sala Toninho Dantas) no Centro Cultural da Zona Noroeste (Av. Afonso Schmidt, s/nº, bairro Areia Branca).