Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Expo Gatos retorna à região com estreia de duas raças e voto popular

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-09-19 -13:02

Expo Gatos retorna à região com estreia de duas raças e voto popular

A estreia de duas raças e o voto popular prometem esquentar a 7ª Expo Gatos, neste sábado (20) e domingo (21), das 10h às 18h, no Ilha Porchat, em São Vicente. O evento reunir mais de 200 felinos de diferentes raças.

Organizada pela Associação da Raça Maine Coon no Brasil (Amacoon), a exposição  traz mais de 20 raças, entre elas as estreantes Somali, com pêlo igual ao de coelho e rabo de raposa, e Neva Masquerade, conhecida por seguir o dono pela casa. O voto popular acontecerá sábado, com participação do público para eleger o bichano mais bonito e simpático da exposição, que ao final do dia será premiado.

Entre as raças presentes à exposição, a Maine Conn, considerada a maior do mundo, cujos representantes podem medir 1,20 metro; a Bengal, semelhante ao leopardo; gatos da raça Siberiano, de pêlo impermeável e antialérgico; a Sphynx, conhecida pela ausência de pelagem; e a Cornish Rex, cujos animais têm pelo parecido com a pelagem do cão da raça Poodle.

Os visitantes, além de admirar a beleza dos felinos e conhecer novas raças, terão a oportunidade de colaborar com animais vítimas de maus tratos que estão sob cuidados da Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida) e das ONG's Mapan e Defesa da Vida Animal, com doação de um pacote de ração, além do ingresso a R$ 4,00.

Segundo o organizador, Hugo Cavalheiro, essa participação do público é uma forma de aproximar as pessoas desses animais e ajudar a quebrar alguns mitos, como aquele, famoso, de que gato não é companheiro. "Ele é amoroso, sim, a seu modo. E com a vida corrida, as pessoas têm menos tempo para um pet e encontram no gato a facilidade do manejo, da independência e do afeto pelo dono".

Competição - Na Expo Gatos acontecerão as 15ª e 16ª etapas do Campeonato Brasileiro de Gatos de Raça, da Federação Felina Brasileira, filiada à entidade mundial. Juízes de várias partes do mundo analisarão as quatro categorias, divididas em seis classes: filhotes 4 a 7 meses, 7 a 10 meses, fêmeas adultas, machos adultos e neutros (machos e fêmeas neutros).  Fotos: Divulgação