Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

'Dia Mundial de Limpeza de Rios e Mares'

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-09-19 -21:31

'Dia Mundial de Limpeza de Rios e Mares'

Neste sábado (20), Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, três municípios da Baixada Santista integram a programação organizada pelo  IMA (Instituto Mar Azul), com apoio de entidades ambientais, escolas, universidades e voluntários. A Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo atuará em apoio às ações de coleta de lixo descartado em praias desses municípios.

As atividades acontecem simultaneamente em Praia Grande  que participa pela primeira do evento, e Santos, a partir das 8h30. Em Praia Grande o ponto de encontro dos voluntários será no Parque Municipal Ézio Dall'Aqua, o 'Portinho'; em Santos a concentração será na praia em frente ao Canal 5 (Av. Almirante Cochrane).   

Em Santos, além da retirada de resíduos sólidos nestes locais, a programação engloba uma série de palestras, oficinas e uma exposição sobre lixo marinho, das 10h ao meio-dia e das 14h às 16h deste sábado (20), no Orquidário de Santos (Praça Washington s/nº, no bairro José Menino).   Em torno do Aquário, durante toda a manhã, as entidades ambientais vão  promover atividades lúdicas, de informação, conscientização e mobilização da população, por meio de fotografias, banners, jogos educativos e oficina de desenhos.

Em Praia Grande,  às 9h, abertura e apresentação da problemática do lixo no ambiente marinho; 9h15, Show Acústico da Banda Walking Lions;  das  
9h30 às 12h,  Navegação para Limpeza do Estuário; das 10h às 11h, Oficina de Reciclagem/ Carteira de Tetra Pak; das 11h às 12h, Oficina de Reciclagem/ Biopesca, das12 às 13h, Triagem e Pesagem do Lixo Coletado e às 13h,Encerramento do evento

No domingo (21), a coleta de lixo acontece em Guarujá a partir das 10h. Voluntários e interessados em participar da ação se encontrarão às 9h30 na estação de atracação das barcas de travessia Santos e Guarujá (lado de Guarujá). As atividades ocorrerão no Rio do Meio.

Conscientização - O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias surgiu por meio da iniciativa do australiano Lan Kiernan. Após dar a volta ao mundo de barco, ele retornou a cidade natal e comentou com os amigos sobre a quantidade de lixo e detritos que encontrou nos oceanos. Foi quando tiveram a ideia de realizar um mutirão de limpeza. A ação é realizada desde 1993, sempre no terceiro final de semana de setembro. (Foto: Arquivo)