Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Parque Ecológico Voturuá de SV comemora 60 anos

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-09-21 -02:27

Parque Ecológico Voturuá de SV comemora 60 anos

O Parque Ecológico Voturuá, antigo Horto Municipal, em São Vicente, completa 60 anos neste domingo (21), e para celebrar a data, programou atividades voltadas ao público a partir das 11h. A programação inclui o tradicional ‘parabéns’ e um bolo de seis metros de comprimento.

Além do bolo, haverá palhaços e oficinas de pintura facial. As maiores atrações do parque, os animais, ganharão, durante o dia todo, alimentos embrulhados como presentes. Os macacos receberão frutas, os leões: carne e também para o famoso hipopótamo Ramón, que está completando dez anos este mês, um bolo de feno que será entregue entre 16h e 16h30.

Na ocasião, a administração do Parque fará uma homenagem póstuma ao primeiro diretor do local, já falecido, Leôncio Juan Farinelli. Para a festividade foram convidados o secretário estadual do Meio Ambiente, Rubens Naman Rizek Junior, representantes da Sabesp, corpo técnico do Zoológico de São Paulo, entre outras autoridades.

Dentro da programação está a visitação às obras do Museu dos Escravos que ficará pronto no final de outubro. No mesmo mês o Zoológico receberá uma família de seis integrantes de mico leão de cara dourada, que vem do Rio de Janeiro.

Transporte – Segundo o diretor do Parque, Ilton Alves dos Santos, a expectativa de público, é de cerca de cinco mil pessoas e para todos terem acesso ao local, a Cooperlotação irá disponibilizar duas vans por bairro, de uma em uma hora, das 9h às 17 horas.

Histórico - No zoológico do Parque vivem 100 animais, de 20 espécies, entre aves, répteis e mamíferos. Cinquenta funcionários, incluindo estagiários, revezam-se no cuidado do local e dos animais, que recebem 130 quilos de alimentos diários, entre frutas, ração, alfafa, carnes e ovos. Além dos animais, entre eles casais de leões e onça, e hipopótamo, os visitantes contam com uma área de exposições coberta, playground, trilha ecológica e pesque-pague.  

O local que apresenta 850 mil m² de área verde da Mata Atlântica, uma das últimas reservas dentro da zona urbana da Cidade, oferece várias atividades com os monitores do Projeto Amigo do Parque que oferece programação lúdica monitorada e trilhas, que atende escolas públicas do município.

O Parque Ecológico fica na Avenida Anita Costa, s/nº - Vila Voturuá. 

 (Divulgação/PMSV)

--