Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Ruas de Praia Grande recebem nomes de moradores

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-10-15 -19:59

Ruas de Praia Grande recebem nomes de moradores

Mais de 200 ruas de Praia Grande receberam nomes de moradores ilustres. Além de facilitar a localização dos endereços, a homenagem resgata uma parcela da história do Município. A ação faz parte das metas previstas no Programa Avança PG.

Nesta quarta-feira (15), na sede Prefeitura, bairro Mirim, familiares dos homenageados receberam das mãos do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB), uma homenagem oficial. 
Parte da história da Cidade será espalhada por ruas, praças e outros logradouros. Os nomes destes locais homenageiam comerciantes, donas de casa e outras pessoas que, de alguma maneira, colaboraram com o crescimento e o desenvolvimento do Município.

Uma das homenageadas foi a comerciante Celeste Cardoso Ferreira Morgado, falecida em 1995, aos 58 anos. A praça localizada na esquina da Av. Ministro Marcos Freire com a Rua Josefa Alves de Siqueira, no bairro Anhanguera, ganhou o nome da ilustre moradora.

Nascida em Portugal, Celeste mudou-se para Praia Grande em 1958 e ajudou a desmembrar a Praia Grande de São Vicente, na época da emancipação. “Tínhamos uma lanchonete no Ocian e a minha esposa fazia campanha para a separação pedindo votos dos moradores”, explicou o viúvo Manuel Ferreira Morgado, de 81 anos.

A antiga Rua T, no Bairro Aviação, passou a chamar-se Vitorino João Pereira. Nascido em Portugal, chegou a Praia Grande aos 14 anos e sempre foi atuante em associações, clubes e foi dono de diversos comércios no Município. Faleceu em janeiro de 2010, aos 72 anos.

A família Sobral também está entre as homenageadas. Antiga Rua do Canal, no bairro Boqueirão, passou a se chamar Gennaro Sobral. O patriarca da família era policial na região antes da década de 1970. Logo após a emancipação, em 1967, mudou-se para Praia Grande onde viveu com sua esposa e criou 5 filhos.

De acordo com o prefeito, a utilização dos nomes dos moradores para identificar as ruas da Cidade é uma maneira de resgatar a história do Município. “Praia Grande está em um processo de crescimento vertiginoso e é preciso resgatar esses nomes e com isso mostrar para as pessoas mais novas a importância que estes homenageados tiveram para o Município”.

A escolha dos nomes atende aos critérios da legislação municipal, entre os principais, de que os homenageados sejam pessoas envolvidas com a história do Município, Estado ou País. As adequações serão repassadas para os Correios, para que os endereços sejam atualizados e os que ainda não tenham CEP ganhem o código.

Atualmente, Praia Grande conta com aproximadamente 2 mil logradouros oficiais, incluindo ruas, avenidas e praças. Desde 2013, um grande estudo é realizado no Município, com o objetivo de regularizar estes endereços. A próxima etapa será a instalação de placas de identificação de todos os logradouros do Município, contendo nome, CEP e Bairro de cada um. (Divulgação: PMPG. Fotos: Luciano Agemiro/PMPG)