Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Começa o horário brasileiro de verão

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-10-18 -22:19

Começa o horário brasileiro de verão

Começa à zero hora deste domingo (19), o horário brasileiro de verão, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, abrangendo os seguintes estados: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Assim, logo mais à meia noite deste sábado (18) ou zero hora de domingo (19), adiante o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para "uma hora".

O fim do horário de verão, será à meia-noite de sábado (21) de fevereiro de 2015 ou, seja, zero hora de domingo (22) de fevereiro de 2015, quando os moradores das regiões citadas  devem atrasar o relógio em uma hora, ou seja, mover o ponteiro das horas para as "onze horas".

O horário brasileiro de verão  acontece durante a primavera e o verão quando os dias são mais longos que as noites, ou seja, o dia fica mais ensolarado porque o sol nasce mais cedo e põe-se mais tarde. Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o adiantamento do relógio em uma hora em relação do horário legal.

O primeiro horário de verão no Brasil foi entre  1931 e 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, com duração de 5 meses. A prática vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados e períodos de duração.

Somente em 2008, o decreto 6558 de 8 de setembro de 2008, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  que definiu as datas(início no terceiro domingo de outubro e final no terceiro domingo de fevereiro) para a mudança de horário e fixando duração da medida em quatro meses.

Ficou estabelecido que o horário de verão começa no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o domingo de Carnaval. Nesse caso, o horário de verão termina no quarto domingo de fevereiro.

O objetivo do horário de verão  é a redução do consumo de luz artificial, ou seja, da energia elétrica, principalmente, para iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde.