Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Outubro Rosa, campanha mundial contra o câncer de mama

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-10-21 -00:45

Outubro Rosa, campanha mundial contra o câncer de mama

Praia Grande atingiu uma importante marca no combate ao câncer de mama em 2014. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) do município zerou a fila de espera dos exames de mamografia.

De acordo com dados da Sesap, mais de 800 mamografias são realizadas todos os meses na cidade. Outros destaques das iniciativas municipais são o reforço nos serviços prestados nos setores de Atenção Básica e Especialidades Médicas, trabalho de conscientização e informação e o desenvolvimento de mutirões de exames.

A coordenadora do Apoio Técnico da Saúde da Mulher da Sesap, Solange Cavalhieri, destaca a importância do diagnóstico precoce, ressaltando o importante papel das mulheres neste processo. “As mulheres devem se examinar sempre e observar seu corpo. Qualquer alteração, por menor que seja, deve ser informada imediatamente ao médico”.

Outubro Rosa - Praia Grande aderiu à Campanha Outubro Rosa pelo terceiro ano consecutivo. A iniciativa tem como objetivo principal conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo este mês, a fachada do Palácio das Artes (PDA), a Praça dos Maçons, a Rotatória Parceria (próxima ao Terminal Rodoviário Tude Bastos) e o viaduto Joaquim Mourão estão iluminados com a cor rosa. Os quatro arcos da Av. Costa e Silva também recebem a iluminação característica da ação. Nas unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas, além de se vestirem com algum traje na cor rosa, funcionários realizam palestras e agendam exames de mamografia para o público alvo da campanha (mulheres com idade acima de 40 anos).

Em Santos - A Secretaria de Saúde de Santos já realizou 1.133 exames de mamografia desde o início do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Os exames que podem ser solicitados em qualquer unidade de saúde da cidade, são realizados pela Afip (Associação de Incentivo à Pesquisa).

Este ano a Secretaria de Saúde disponibilizou 2.500 exames e realiza busca ativa em todas as unidades da rede de saúde. Não é necessário passar por consulta com médico, já que o pedido da mamografia é feito por uma enfermeira.

O procedimento para fazer o encaminhamento para o exame é simples: basta a mulher ir até uma das unidades de saúde da cidade, com o cartão SUS e um documento de identidade. De acordo com a Secretaria de Saúde o resultado do exame fica pronto num prazo de 7 a 10 dias úteis.

Busca - A Policlínica do Gonzaga realizou nesta terça-feira (21), ação de busca ativa para realização de mamografias em mulheres atendidas na unidade. A ação aconteceu em parceria com alunos do curso de Enfermagem da Unisantos. O município tem vários logradouros iluminados com a cor rosa. (Fotos: Divulgação)