Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Auditoria da 118ª Zona Eleitoral destaca o voto consciente

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-10-23 -02:06

Auditoria da 118ª Zona Eleitoral destaca o voto consciente

Realizada nesta quarta-feira (22) no cartório da 118ª Zona Eleitoral de Santos (Rua Amador Bueno, 63, Centro Histórico), auditoria das urnas preparadas para o segundo turno das eleições a ser realizado no próximo domingo (26), foi destacada a importância de cada voto e o direito de exercer a cidadania de forma consciente.

A auditoria contou com a participação de representantes do poder público,  sociedade e imprensa que assistiram a simulação de voto, com o objetivo de testar o funcionamento das urnas eletrônicas. Duas urnas escolhidas aleatoriamente foram testadas.

A juíza Gislaine Cândido, da 118ª Zona Eleitoral explicou que essa auditoria sempre foi realizada pela Justiça Eleitoral poucos dias antes da eleição. Desta vez, uma inovação, a participação dos diversos segmentos da sociedade e a publicidade do ato, para que todos tenham a certeza de que o processo eleitoral obedece a rígidas regras e que as urnas encaminhadas às seções eleitorais estão zeradas, auditadas e lacradas.

Voto limpo - O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) disse que  a iniciativa foi importante para dimensionar a complexidade desse processo. "Muitas vezes, nós que vamos às urnas, não temos dimensão do que é necessário para o eleitor exercer o seu direito de voto. A eleição brasileira é uma das mais complexas do mundo, o que exige bastante trabalho da Justiça Eleitoral".

Na ocasião, o prefeito confirmou a reedição da   Operação Voto Limpo neste domingo (26). A iniciativa foi colocada em prática pela prefeitura no primeiro turno, para coibir o descarte irregular de lixo eleitoral no entorno dos locais de votação.

Entre os participantes da audiência estavam representantes da Câmara Municipal, Câmara Jovem, ONG Voto Consciente, OAB-Santos e dos partidos.