Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Guarda Ambiental apreende pássaros silvestres

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-11-14 -00:35

Guarda Ambiental apreende pássaros silvestres

Uma equipe da Guarda Ambiental, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, apreendeu onze pássaros silvestres na manhã desta sexta-feira (14) em uma casa no bairro Samambaia. Aparentemente, as aves haviam sido capturadas há pouco tempo.

De acordo com o guarda ambiental Atanes, durante uma investigação policial, bombeiros que faziam buscas por uma área de matagal viram os pássaros em uma área do imóvel e acionaram a equipe do grupamento ambiental da GCM.

Ao chegarem ao local, os guardas Atanes, Valfran e Washington  encontraram várias armadilhas e gaiolas, sendo que em algumas delas estavam as aves. “Os pássaros estavam com o bico machucado, demonstrando que se debateram na gaiola. Isso geralmente acontece quando eles não estão acostumados a ficar confinados, por isso acreditamos que foram capturados há pouco tempo”.

Foram apreendidos cinco pássaros da espécie Coleira ou Coleirinha, três Sanhaços e cinco Sabiás-laranjeira. As aves foram libertadas na mata e o homem que se encontrava na casa foi encaminhado à delegacia, onde foi feito boletim de ocorrência. O homem foi liberado, mas responderá por crime ambiental.

O grupamento Ambiental da Guarda Civil de Praia Grande atua em situações de crimes ambientais e ocupações irregulares, além de realizar a captura de animais silvestres que eventualmente estejam fora de seu habitat natural. Denúncias sobre animais silvestres mantidos em cativeiro ou outros tipos de crime ambiental podem ser feitas pelo telefone 199. (Divulgação/PMPG)