Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Sintracomos prepara campanhas salariais

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-11-21 -01:09

Sintracomos prepara campanhas salariais

Preparar as campanhas salariais do ano de 2015,  para os 50 mil trabalhadores da construção civil, montagem e manutenção industrial de Santos, Cubatão, Baixada e Litoral.

Essa foi a finalidade da oficina de formação e negociação do sindicato da categoria, o Sintracomos, na quarta-feira (19), no auditório de sua sede, específica para a diretoria e trabalhadores da base.

Coordenado pelo assessor técnico Lino Almeida, da central Força Sindical, o evento começou às 9 horas e estendeu-se até as 16h30, com várias atividades. “A finalidade da iniciativa foi aprimorar a vasta experiência da diretoria deste que é um dos maiores, melhores e mais combativos sindicatos do país”, explica o assessor.

Lino destaca que a formação foi dirigida também aos funcionários e assessores do Sintracomos, preparando-os para melhor atender os trabalhadores nas incontáveis consultas telefônicos ou pessoais. “Muitas vezes o trabalhador telefona ou aparece repentinamente no sindicato para tirar dúvidas. E acontece de os diretores estarem em outras atividades, cabendo aos funcionários esclarecerem”.

O presidente do Sintracomos, Macaé Marcos Braz de Oliveira, ficou “satisfeito” com o evento: “Foi ótimo. Mesmo com a experiência que acumulamos ao longo de anos, sempre é tempo de se aprimorar”.

Programação - A oficina começou com aula do professor Ricardo Rugai, doutor em história econômica, falando sobre estratégia política e macroeconomia. Às 10h45, o coordenador de atendimento técnico e sindical do Dieese, Airton dos Santos, expôs análise conjuntural do setor de construção civil e as perspectivas para negociações.

No período da tarde, o advogado trabalhista do sindicato Marco Antônio Oliva avaliou os dissídios recentes do setor de construção civil na Baixada Santista e em outras regiões paulistas. O especialista em relações sindicais Márcio José de Souza falou a seguir sobre estratégias e postura do negociador. Lino Almeida encerrou o evento com o tema bandeiras de luta para potencializar a negociação. (Redação: Paulo Passos. Foto: Vespasiano Rocha)