Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Santos homenageia jornalista com praça no Embaré

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-12-02 -11:24

Santos homenageia jornalista com praça no Embaré

Em memória ao radialista, produtor e publicitário Olavo Pereira Martins, a Prefeitura de Santos entregou no último recentemente a reforma da praça localizada na confluência das avenidas  Siqueira Campos e Epitácio Pessoa, no Embaré que a partir de então  leva o nome do homenageado.

A Praça Olavo Pereira Martins mudou totalmente o visual feio e descuidado que imperava no local, terreno em forma de triângulo, antes ocupado por uma barraca de frutas e com a saída desse equipamento, por cerca de dois anos, ficou semi-abandonado, com vegetação baixa misturando-se  ao mato rasteiro, onde pessoas mal educadas deixavam ali, dejetos de seus cães.  Escuro, à noite o local deixava apreensivos quem esperava o ônibus no ponto existente no local.

A reforma realizada pela Prefeitura incluiu a reconstrução do piso de concreto desempenado (mecanicamente), criação de uma  passagem de pedras no jardim, novos cordonéis, pintura de postes, instalação de duas lixeiras e revitalização do ponto de ônibus. Também houve poda de árvores e plantio de espécies ornamentais.  Os familiares do homenageado, entre eles o vereador Igor Martins de Melo (PSB), autor do projeto de lei que nomeou a praça, receberam uma réplica da placa que está afixada no local.

Um dos pioneiros do rádio na cidade, Olavo Martins nasceu em 20 de novembro de 1908 e faleceu em 14 de janeiro de 2000. Ele idealizou diversos programas radiofônicos e foi funcionário público federal.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) ressaltou a importância de perpetuar a memória daqueles que contribuíram para com a cidade.

"A nomeação desta praça como "Olavo Pereira Martins" visou criar não apenas um ponto de referência para perpetuar a memória desse ilustre santista, mas também, na pessoa dele, fazer homenagem a todos os radialistas. É necessário preservar a memória dos vultos santistas como Olavo Martins que tardiamente estamos homenageando, para que as futuras gerações conheçam a história da cidade e aqueles que nela fizeram história".

Falando em nome da família do homenageado, o vereador Igor de Melo ressaltou que o homenageado foi fundador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão da Baixada Santista e um idealizador e “Como radialista foi um baluarte, tanto na Rádio Atlântica de Santos, onde atuou por dois anos, como também na Rádio Clube de Santos, onde se manteve durante quase trinta anos como diretor. Planejou programas que foram semente para fortalecer o rádio santista e associar-se à capital paulista”.

Entre os presentes as filhas do radialista,  Maria Rosa Martins de Melo e Rosa Maria Martins Rigos, os vereadores Ademir Pestana e Cacá Teixeira (ambos do PSDB), o presidente da Prodesan, Odair Gonzalez e secretários municipais. (Fotos: Isabela Carrari)