A Viação Translíder, permissionária do transporte coletivo em Cubatão, prometeu pagar, nesta quarta-feira (10), os salários atrasados de novembro a seus 400 empregados e as dívidas dos planos de saúde e odontológico.
Com isso, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e região, Valdir de Souza Pestana, resolveu aguardar até o final da tarde, para decidir sobre possível paralisação dos serviços.
“Os trabalhadores resolveram dar um voto de confiança à empresa. Mas não estão dispostos a aceitar prorrogação além desta quarta-feira”, diz Pestana.
O sindicalista reclama que a empresa alega não receber os subsídios da Prefeitura. “Com isso, os trabalhadores ficam prejudicados e a população corre risco de ficar sem transporte”.
A Translíder tem 181 motoristas e 135 cobradores, além de monitoras escolares, empregados administrativos e de oficinas. Sua folha de pagamento é de R$ 400 mil.
Pagamento suspende paralisação na Termaq
Durou apenas duas horas a greve dos 350 trabalhadores da Termaq, em Praia Grande. A empresa mostrou comprovante de depósito bancário de 180 empregados e prometeu pagar aos 170 restantes até o começo da tarde.
A paralisação começou às 7h desta terça-feira (9), e foi suspensa pouco depois das 9h, quando o representante da Termaq chegou à concentração dos trabalhadores.
O motivo do movimento foi o não pagamento dos salários de novembro até sexta-feira (5), quinto dia útil do mês, junto com o vale-refeição de dezembro.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracomos) Leandro César dos Santos diz que o pessoal “deu um voto de confiança à empresa”. (Redação: Paulo Passos)