Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Último fim de semana de Festejos de Iemanjá

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-12-12 -02:28

Último fim de semana de Festejos de Iemanjá

Praia Grande espera mais de 120 mil pessoas neste fim-de-semana para
participar do último período de homenagens à Iemanjá. Para esta última etapa do evento, estão inscritas 369 entidades religiosas, com cerca de 340 veículos autorizados, entre ônibus, vans e microônibus.

Os festejos em homenagem a Iemanjá são tradicionais no Município. São anteriores a emancipação de Praia Grande. A organização sempre elogiada pelas entidades que participam é da Prefeitura, que segundo o secretário de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos,” trabalha para que haja uma fiscalização cada vez mais rígida, garantindo o conforto e segurança de moradores e visitantes. Para este ano, o evento conta com cerca de 60 banheiros químicos ao longo do trecho de dois quilômetros destinado à festa”.

O Posto de Informações (PIT) da Sectur, na Av. dos Sindicatos e o posto da Escolinha de Surf da Seduc, no Maracanã, funcionarão como centros de informações, orientando visitantes que tenham dúvidas quanto à organização e estrutura do evento. Para garantir estrutura adequada, a Prefeitura oferece às entidades religiosas envolvidas todo o equipamento de sonorização necessário para a abertura oficial dos festejos, que deve contar com cânticos religiosos e oferendas. Um palanque também será montado em frente à estátua de Iemanjá, para as apresentações necessárias.

Os preparativos para o evento fazem parte de uma série de ações da Prefeitura para o fomento à produção cultural do Município e democratização do acesso à cultura, contempladas no eixo ‘Cidade Feliz’, do plano de metas Avança PG para os anos de 2014 a 2016.

Avança PG – No programa, o plano de ação foi distribuído por dez eixos, subdivididos de acordo com os setores do Município. O lançamento oficial dos trabalhos aconteceu no mês de novembro de 2013 e o projeto atenderá o triênio 2014-2016. Para facilitar o atendimento às demandas urgentes, o Avança PG foi dividido nos seguintes eixos: Cidade Educação, Cidade Feliz, Cidade Solidária, Cidade Saúde, Cidade Limpa, Cidade Integrada, Cidade Segura, Cidade Gestão, Cidade Vida e Cidade Progresso. (Fotos: Jairo Marques/PG)