Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Estudantes conhecem o funcionamento da Estação de Tratamento de Água

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-12-16 -02:21

Estudantes conhecem o funcionamento da Estação de Tratamento de Água

Um grupo de 16 alunos da rede municipal de Itanhaém, visitou na manhã desta segunda-feira (15) a Estação de Tratamento de Água (ETA) Mambu-Branco da Sabesp no município, onde a captação e distribuição serão de 1.600 litros por segundo do sistema.

O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes e o engenheiro Fernando Doveri, da Sabesp, recepcionaram os jovens e explicaram a importância do empreendimento para a região metropolitana. O sistema já está em funcionamento. Foi projetado em dois módulos, sendo que o segundo será uma grande ampliação que vai duplicar sua capacidade, com equipamentos que produzem até 4.000 litros por segundo. Isso por conta do crescimento populacional contínuo de Itanhaém e região.

A ETA Mambu-Branco está localizada em uma área da Estrada Coronel Joaquim Branco, atual Estrada Francisco Paniquar Filho. 

Durante a visita, o engenheiro Fernando Doveri explicou que todo esse investimento só terá êxito se a população fizer a sua parte, evitando o desperdício no dia a dia. Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água. “Ao fechar a torneira enquanto escova o dente, a pessoa já evita que a água seja desperdiçada”.

Segundo o prefeito Marco Aurélio, se cada um fizer a sua parte, os recursos naturais estarão preservados. “Itanhaém conta com um manancial importante para garantir o abastecimento de água. E quando as crianças são conscientizadas desde cedo, estaremos formando cidadãos com hábitos mais responsáveis quanto aos nossos recursos naturais”. (Fotos: Divulgação/PMI)