Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Operação Verão é lançada em Praia Grande

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-12-28 -23:51

Operação Verão é lançada em Praia Grande

Lançada  na sexta-feira (26), a Operação Verão já entrou em funcionamento  nas ruas de Praia Grande. Ao todo, 403 homens e mulheres reforçam a segurança do Município atuando no patrulhamento das vias, atendimento às ocorrências, inclusive de trânsito e também junto ao Corpo de Bombeiros até o Carnaval. Os policiais  trabalham em parceria com a Guarda Civil Municipal.

Na  cerimônia de recepção dos policiais o prefeito Alberto Mourão (PSDB) ressaltou a importância da Operação Verão que neste ano conta com efetivo maior do que o do ano passado, quando vieram para a Cidade 293 homens. “Esse reforço é necessário para que consigamos manter a ordem com o fluxo de pessoas que recebemos na Praia Grande
durante a temporada de Verão. A cada ano o número de moradores e turistas
aumenta, logo o reforço da Operação Verão também precisa aumentar”, ressaltou o prefeito. Na ocasião, o tenente-coronel da PM Alves Diniz Neto, os policiais militares
atuam de maneira específica nos trabalhos da Operação Verão. “Na prática o contingente que veio reforçar a segurança no Município, é subdividido de acordo com algumas especificações. Mais de 350 deles vão atuar exclusivamente nas ruas, em uma das 25 viaturas que chegaram à Cidade ou no reforço do trânsito”.

O efetivo é composto de 328 policiais militares, 50 policiais rodoviários, além de 25 policiais civis (delegados, investigadores e escrivães), cerca de 100 guarda-vidas temporários, sendo 45 deles contratados pela Administração Municipal.

Esquema - Entre as medidas adotadas na Guarda Civil Municipal,  está a suspensão de férias e licenças-prêmios, permitindo que 100% do efetivo seja aproveitado na escala. Uma das novidades deste ano é o uso de carros elétricos no patrulhamento da orla. Os veículos podem atuar de maneira segura no calçadão e na areia.

A orla será patrulhada também por motos, entre os bairros Forte e Mirim, e viaturas entre o Mirim e o Flórida. Dois quadriciclos circularão na areia da praia entre Forte e Aviação. Para completar, uma base móvel será colocada no calçadão do Forte e outra, no Caiçara.

A Operação Verão é uma parceria entre a Administração Municipal e o Governo do Estado. A expectativa para esta temporada é que mais de 1,5 milhão de turistas venham para Praia Grande até o réveillon. (Foto: Danilo Almeida/PMPG)