Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

São Vicente recebeu o segundo veículo leve sobre trilhos (VLT)

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-01-07 -01:53

São Vicente recebeu o segundo veículo leve sobre trilhos (VLT)

São Vicente recebeu na madrugada desta terça-feira (6), o segundo veículo leve sobre trilhos (VLT). Os módulos distribuídos em três carretas serão montados na estação José Monteiro, no Bairro Vila Valença. O equipamento chegou ao Porto de Santos, no navio Grande América, no último dia 30 e ficou até esta segunda-feira (05), em Santos.

Na madrugada de terça, foi iniciada a operação para levar as três carretas até a estação. O comboio chegou à divisa entre as cidades de Santos e São Vicente, por volta das 1h30. O transporte até a Estação na Vila Valença durou cerca de 30 minutos. O trabalho mobilizou três funcionários, quatro agentes de trânsito e três viaturas da Secretaria de Transportes.

Logo após a chegada, foi iniciada a retirada  dos módulos que estavam nas carretas para montagem a colocação nos trilhos. Foram usados equipamentos especiais para o transporte e descarga na rampa na estação onde foram posicionados. A próxima etapa é a montagem dos outros módulos e testes.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) está prevista a chegada de mais um veículo em fevereiro e outro em março. No total são 22 VLT’s que circularão no trecho entre Santos e São Vicente. Cada composição transportará 400 passageiros.

O trajeto levará 30 minutos entre os dois pontos limites das duas cidades e correrá de forma silenciosa sobre os trilhos, podendo desenvolver até 70 km/h, sincronizado com a abertura dos sinais em cruzamentos com outros veículos nas cidades. O VLT vai operar das 5h à meia-noite e, de madrugada, passará por manutenção. A operação comercial no primeiro trecho tem previsão para iniciar em março. (Divulgação)