Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Gabinete de crise para auxiliar vítimas de incêndio no Sítio Novo

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-01-10 -17:53

Gabinete de crise para auxiliar vítimas de incêndio no Sítio Novo

Ainda é desconhecida a causa do incêndio que atingiu cerca de 40 moradias na noite de sexta-feira (9), por volta as 23h30, na região conhecida como Caminho São Geraldo. A primeira providência da prefeitura de Cubatão foi montar  um gabinete de crise’ para auxiliar as vítimas.

Neste sábado (10), toda a Administração Municipal está mopbilizada para prestar atendimento social necessário às vítimas. O atendimento aos munícipes afetados acontece no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Vila Natal.  Não houve registro de óbitos ou de feridos graves, mas cerca de 60 pessoas entre adultos e crianças estão desabrigados. No início dessa madrugada, equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU fizeram atendimento no local a pessoas afetadas emocionalmente ou que aspiraram fumaça, mas sem gravidade.

A Prefeita Marcia Rosa (PT) que esteve no local no início da tarde deste sábado (10), conversando com a população determinou a implantação do gabinete de crise para prestar atendimento  aos atingidos pelo  incêndio, como alimentação, abrigo, cadastramento social e atendimento médico. Equipe da Zoonoses também esteve no local para verificar a situação dos animais.

A prefeita anunciou que irá acelerar a recuperação de 120 unidades habitacionais do Conjunto Imigrantes, no Bolsão 9, depredadas na invasão ocorrida em fevereiro de 2013. Desta forma, as famílias atingidas no incêndio, e que estejam cadastradas no Programa de Reurbanização da Vila Esperança, serão remanejadas para as unidades, conforme forem concluídas.

Para dar início a esse trabalho, a Prefeitura marcou uma reunião na próxima segunda-feira (12), às 14h, no gabinete do Executivo Municipal.

Abrigo e doações - As famílias atingidas pelo incêndio estão abrigadas em residências de amigos e familiares. A Prefeitura auxilia com material e equipes sociais. Igrejas próximas ao local do incêndio estão servindo como ponto de apoio para as famílias, na distribuição de alimento, roupas e itens de higiene pessoal.

Doações de roupas e mantimentos (sobretudo itens de higiene pessoal, como fraldas, e alimentos não perecíveis) devem ser encaminhadas ao Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega, à Rua Pedro de Toledo, 365, Centro. O trabalho de distribuição desses itens aos munícipes atingidos pelo incêndio será efetuado pelo Fundo Social de Solidariedade de Cubatão e secretaria de Assistência Social. (Foto: Divulgação/PMC)