Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Em Santos, posse dos novos secretários

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-01-14 -00:27

Em Santos, posse dos novos secretários

Na amanhã desta terça-feira (13), o prefeito santista Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) deu posse aos novos secretários de Cultura e de Meio Ambiente, respectivamente, Fábio Alexandre Nunes, o professor Fabião, assumiu o comando da Secult, e o advogado Luciano Pereira de Souza, ambos do PSB.

Na cerimônia realizada no salão nobre da Prefeitura, o chefe do executivo santista, Paulo Alexandre Barbosa ressaltou que as mudanças são estratégicas. “São secretarias essenciais para o bem-estar do santista. A Cidade, em pesquisa recente, foi apontada como a que possui a melhor qualidade de vida do País. Confio no trabalho de ambos para manter o bom trabalho que já foi realizado e avançar”.

Fabião disse que manterá boas iniciativas já iniciadas. “Algumas metas, como o Plano Municipal de Cultura, permanecem sendo prioridade. A secretaria manterá um diálogo permanente com os representantes de todas as manifestações culturais”. Formado em Biologia pela UniSantos, o novo titular da Secult é professor há 30 anos e foi vereador por três legislaturas consecutivas (2000 a 2012).

 Já Luciano de Souza . retornou à Semam, da qual foi o titular em 2012. Luciano lembrou os desafios da área ambiental e mostrou otimismo em superá-los. O titular da Semam é advogado e professor universitário, graduado e mestre em Direito pela USP, além de ser bacharel em Ciências Biológicas pela mesma universidade. Foi secretário municipal de Meio Ambiente em 2012 e atua na área de Direito Ambiental. Leciona Direito desde 1999 na Unisanta e é doutorando em Direito Ambiental pela UniSantos.

Suor sem lágrimas – Apesar do ar condicionado em pleno funcionamento, o calor na manhã de posse era infernal. O novo secretário de Cultura, o ex-vereador e ex-secretário de Meio Ambiente de Santos, o professor Fabião, vestiu um blazer e colocou uma gravata, peças raras a serem usadas pelo novo titular da Secult, que uma ocasião disse se sentir como “um peixe fora d’água; pior que isso vivo e embrulhado”. Apesar do suor e da emoção, Fabião resistiu. Há quem afirme que tanta emoção fez brotar uma lágrima nos olhos dele, que disfarçou secando-a com uma das mãos, atribuindo o gesto (secar lágrima) ao calor.

Costurando – Com a posse dos novos secretários, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa amplia a ‘costura’ que vem realizando junto a outros partidos visando às próximas eleições municipais. Assim, o namoro que parecia difícil com o PSB, especialmente pela até então resistência do presidente do diretório municipal, o vereador Benedito Furtado chegou ao noivado e ao que tudo indica o casamento está mais próximo do que se imagina. Logo, logo, PSDB e PSB em Santos serão considerados partidos, ou melhor, gêmeos univitelinos, num chuleio e arremate dignos de grandes alfaiates.

Protesto – Durante a solenidade de posse, o proprietário de um imóvel tombado pela Condepasa, na Av. Conselheiro Nébias, mais uma vez protestou contra esse ato, que segundo ele, há anos emperra a vida de sua família. Ele tem inclusive, um laudo que contradiz o Condepasa com relação a originalidade do imóvel. (Fotos: Isabela Carrari/PMS)