Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Guarda Civil flagra descarte de entulho em mangue

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-01-15 -01:24

Guarda Civil flagra descarte de entulho em mangue

Em Praia Grande, o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) flagrou três homens na tarde de segunda-feira fazendo o descarte irregular de resíduos de construção civil em uma área de mangue localizada na Vila Sônia. Em São Vicente, a Prefeitura estuda medidas legais para intensificar  combate ao descarte irregular de entulho.

Praia Grande - Nesta segunda-feira (13), três homens foram detidos e autuados em flagrante por crime ambiental. Enquanto faziam patrulhamento pela Rua Manuel Chaves da Silva, em área do Parque Municipal Piaçabuçu, os guardas civis Marques e Washington surpreenderam os três homens no momento em que descarregavam o entulho utilizando um caminhão, com placas de Cubatão, que pertencia a um dos acusados.

No caminhão havia resíduos de alvenaria de demolição, madeira a plástico e toda a capacidade do caminhão, cerca de 5 metros cúbicos, já havia sido descarregada.  O trio foi encaminhado para a Delegacia-sede de Praia Grande onde o delegado Ricardo Valentim os autuou em flagrante por crime ambiental, em conformidade com a lei federal 9.605 de 1998 que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. A pena para o crime pode variar de um a cinco anos de prisão.

Praia Grande dispõe de ecopontos  localizados nos bairros Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge), no Bairro Sitio do Campo (esquina da Av. do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito) e no Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410).  E nesta quarta-feira (14) entrou em funcionamento o Ecoponto do bairro Mirim (Av. Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli). 

São Vicente -  Nesse município, a prefeitura estuda medidas legais para intensificar o combate ao descarte irregular de entulho.

O assunto foi tema de reunião nesta quarta-feira (14) entre representantes da Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi); Secretarias de Transportes (Setrans), Obras e Meio Ambiente (Seobam), Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), e Imprensa e Comunicação Social; Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.

Atualmente, em São Vicente, quem for flagrado jogando lixo ou entulho em vias públicas está sujeito à multa de R$ 750,00 de acordo com a lei complementar 618/10. O Município disponibiliza o serviço Cata Treco, gratuito, para a retirada de até quatro sacos de entulho de construção e móveis velhos. O agendamento deve ser feito pelos telefones (13) 3464-7158 e 3462-9740. (Fotos: Jairo Marques/ PMPG -  ação em Praia Grande)