Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Encenação da fundação da Vila de São Vicente terá elenco estrangeiro

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2014-01-20 -01:03

Encenação da fundação da Vila de São Vicente terá elenco estrangeiro

Nesta segunda-feira (19), foi realizada entrevista coletiva com os atores convidados para a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2015 no salão nobre da Prefeitura (Rua Frei Gaspar, 384 - Centro). O espetáculo estreia amanhã (quarta-feira - 21) na Praia do Gonzaguinha.

 

De relevância internacional, a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2015 – O Musical’ contará com artistas estrangeiros. O maior espetáculo de teatro em areia de praia do mundo terá atores de sete países da América Latina, Europa e Ásia.

“Este é o meu segundo ano no espetáculo”, alegra-se a atriz mexicana Gabriela Rosas Ponce. “A única diferença é o clima, pois ambos os países são acolhedores, têm um gosto pelo coletivo e pelo colorido nas artes”, afirma ela que vem de Zacatecas, onde também existe há mais de 190 anos o tradicional Las Morismas de Bracho, encenação que reconta as batalhas entre mouros e cristãos espanhóis.

Quem também volta a São Vicente é o português radicado Marcelo Lafontana: “Como ator e artista plástico, estar na Encenação é reencontrar a minha origem. Portugal é um país muito formal, enquanto o brasileiro tem uma inteligência social mais elevada. Aqui, tudo gira em contratos afetivos, assim o povo resolve problemas com mais informalidade”.

Ele define como “impossíveis maravilhosos” as sessões a serem realizadas do musical, por ser uma iniciativa tão ampla e que envolve milhares de voluntários, situação inimaginável em outros locais. Por sua vez, a bailarina e produtora cultural suíça Virginie Beraldo se impressionou com a montagem do espetáculo.

“Jamais conhecia algo dessa amplitude, que conecta a tradição local, pessoas de várias idades, camadas sociais. Todos refazendo a História”, entusiasma-se Virginie. Apaixonada por forró, ela veio em um mochilão ao Brasil para entender as diferentes culturas e a espontaneidade dessa nação: “O brasileiro tem muito interesse em conhecer o estrangeiro. Aliás, a arte é justamente poderosa por esse efeito social, em que podemos partilhar, aprender juntos”.

Além de Gabriela, Marcelo e Virginie, a Encenação terá a participação dos atores Alejandro Szklar (Argentina), Augustine Kawoh (Nigéria), Felipe Escobar Galicia, Manuel Gonzalez Ramírez, Salvador Raigoza (México), Stanley Arthur Mayer (Holanda) e da dançarina Kayoko Miyagi (Japão).

Entusiasmo - O entusiasmo para a estreia da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente 2015 - O Musical contagiou todo o elenco do espetáculo. Os intérpretes dos personagens principais anteciparam suas alegrias de compor o evento, durante a coletiva realizada na Prefeitura, nesta segunda-feira (19).

O ator global Ricardo Tozzi, interpretará o navegador Martim Afonso de Souza que fundará a Cidade na antiga terra de Gohayó, povoada pelos guaranis liderados pelo Cacique Tibiriçá, personagem do global Rafael Zulu. O narrador será o pajé vivido por Hélio Cícero, ator que iniciou sua carreira em São Vicente, no antigo Tema – Teatro Estudantil Martim Afonso.

Entre as novidades deste ano, estão os bonecos gigantes de até oito metros de altura que representam entidades da mitologia guarani. Protetora das florestas, Caaporã será interpretada por Helena Ignez: "É uma oportunidade incrível de estar num dos maiores eventos do mundo, e de um texto magnífico!". A alegria é compartilhada pela filha Djin Sganzerla, que será Uiara, guardiã dos mares. Tupã será interpretado pelo português Marcelo Lafontana.

A coletiva teve a participação da suíça Viriginie Beraldo, do argentino Alejandro Szklar, dos mexicanos Jazmin Marquez, Naín Rodriguez, Felipe Escobar Galicia, Manuel Gonzalez Ramírez e Salvador Raigoza. Em cena como irmão de Martim, Pero Lopes, o apresentador de TV Tribuna, Tony Lamers.

Realizado pela Secretaria da Cultura, o evento será realizado a partir de amanhã, quarta-feira (21), até domingo (25) às 20h30, na Praia do Gonzaguinha.

O ingresso é um pacote de 400 gramas de leite em pó que deve ser entregue em pontos de troca de shoppings e mercados. Todos os itens serão doados ao Fundo Social de Solidariedade e, consecutivamente, às creches municipais. Informações: 3468-1528, 3468-1536 ou fb.com/secultsv.

Fotos da coletiva: Divulgação/PMSV

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif