Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Yemanjá será homenageada neste domingo

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-01-31 -01:23

Yemanjá será homenageada neste domingo

Neste domingo (1/2), Yemanjá, a "Rainha do Mar" será homenageada com procissões marítimas em todo litoral brasileiro. Considerada mãe de todos os orixás, Iemanjá, padroeira dos navegantes e de seus familiares, tem seu dia de guarda comemorado em 2 de fevereiro.

Mãe cujos filhos são peixes, conforme  definição em yorubá, Yemanjá , de acordo com a tradição  religiosa, é quem ampara a cabeça dos bebês no nascimento, por isso a expressão “Minha Mãe Yemanjá” é considerada  adequada para todos, independentemente da religião.

A festa em homenagem à Rainha do Mar, quando milhares de pessoas se vestem de branco e vão à praia depositar flores (especialmente rosas brancas) e outras oferendas,  como espelhos, jóias, comidas, perfumes e outras objetos, já foi  realizada em conjunto com a Igreja Católica, porque dia 2 de fevereiro também é dia de Nossa Senhora da Conceição. Nos anos 60 (1960), houve uma reação da Igreja, que começou a considerar a celebração um culto pagão.

Apesar dessa reação, um grande número de católicos, mesmo aqueles que de forma direta ou indireta participarão da manifestação da igreja, continuou se misturando,  principalmente aos devotos do candomblé e da umbanda, para quem Iemanjá é muito mais que  a rainha do mar, mas Mãe de todos,  para reverenciá-la. Apesar da marcação cerrada de muitos que teimam em não aceitar a associação dos orixás africanos aos santos católicos, algumas alas da igreja se tornaram mais flexíveis e, embora de forma lenta, a exemplo do que ocorre na Bahia, imagens e devotos se unem em homenagens e orações, como  acontecerá neste domingo em São Vicente.

No Brasil o Dia de Yemanjá pode ser comemorado em datas diferentes dependo do estado, embora a principal seja o dia 2 de fevereiro; em São Paulo a comemoração é no dia 8 de dezembro, e no Rio de Janeiro é muito reverenciada no Réveillon, com vários rituais de Passagem de Ano.

São Vicente – Realizada pela Secretaria da Cultura de São Vicente, a 10ª Festa de Yemanjá – União para Prosperidade, será realizada neste domingo (1º), com inicio às 9 h, com missa  na Paróquia São Vicente Mártir (Praça João Pessoa, s/nº - Centro), seguida às 9h30 da tradicional lavagem das escadas da matriz em louvor à prosperidade, bem querer e bênçãos dos fiéis das religiões de matrizes africanas.

Às 10h, cantigas do xirê (roda, ou dança utilizada para evocação dos Orixás conforme cada nação). serão entoadas  em concentração dos fiéis na Praça Tom Jobim, de onde às 11h, será iniciada a procissão levando a imagem de Yemanjá até o mar da praia do Gonzaguinha, e a entrega de oferendas e presentes ao orixá. A cerimônia será presidida por líderes religiosos de Angola, Candomblé e Keto. O evento realizado pela Secretaria da Cultura foi idealizado pela Associação Religiosa Cultural, Educacional, Social e Política (Arcesp) há uma década.

Santos - A tradicional Procissão de Yemanjá será realizada neste domingo (1), com concentração às 14h nas imediações do Aquário. A chegada da imagem está prevista para as 15h. A partir daí, os devotos poderão depositar suas oferendas nos balaios. Por volta das 16h começa a procissão terrestre, que segue pela Av. Bartolomeu de Gusmão com destino à Ponte Edgar Perdigão (Práticos), local onde os presentes serão encaminhados ao mar.

A festa que faz parte do calendário oficial de eventos do município é organização pelo babalorixá Marcelo Fomo de Logunede, do candomblé ‘Ilê Asé Sobo Oba Àryrá’, com apoio  das secretarias de Cultura e Defesa da Cidadania.