Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Santos Novos Tempos chega à Av. Martins Fontes, mas as enchentes continuam

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-02-04 -02:36

Santos Novos Tempos chega à Av. Martins Fontes, mas as enchentes continuam

O programa de macrodrenagem Santos Novos Tempos, chegou à Av. Martins Fontes, no trecho entre o Rio Lenheiros e a Rua Caraguatatuba para a implantação da galeria de águas pluviais com o remanejamento da rede de água da Sabesp, que atende vários bairros e está sob a Av. Bandeirantes. 

O remanejamento das duas adutoras sob o asfalto para a implantação das galerias de drenagem no canteiro que separa a Av. Martins Fontes da Via Bandeirantes será realizado em cerca de 30 dias e por medida de segurança, a faixa da direita da Martins Fontes, sentido Centro-São Paulo, ficará interditada neste horário no período das 9h às 16h, diariamente. De acordo com o coordenador do Projeto Santis Novos Tempos, Márcio Lara, o fornecimento de água não será afetado. Haverá interrupção apenas no dia em que será feita a interligação da rede de abastecimento nova com a já existente. A implantação das galerias que receberão as águas pluviais, tem início previsto para março. Essa nova etapa, segundo a Prefeitura  deve ser realizada em oito meses.

As obras fazem parte do Programa de Macrodrenagem Santos Novos Tempos, que está em andamento na Zona Noroeste, com a implantação de estações elevatórias, galerias para drenagem das águas e desassoreamento dos rios. O principal objetivo do programa é o fim das enchentes, o que ainda está longe de acontecer. As obras, com investimentos de R$ 137,5 milhões, com parte do financiamento pelo Banco Mundial e recursos dos governos federal, estadual e contrapartida da Prefeitura, estão em andamento nos bairros do Rádio Clube, Castelo e Saboó. A conclusão do conjunto de obras nesses bairros está prevista para o próximo ano. O programa terá um investimento total de R$ 1,4 bilhão.

O programa compreende três fases: a primeira (atual) com três frentes de trabalho compreende a instalação de estações elevatórias, galerias, comportas, canais e desassoreamento do Rio Lenheiros beneficiando os bairros Saboó, Castelo e Rádio Clube. Essa etapa deve ser concluída três anos. A segunda fase (em licitação) para obras nos bairros Caneleira, Chico de Paula e São Jorge. A última etapa, ainda sem financiamento e licitação compreende os bairros Bom Retiro, Ilhéu Alto e Santa Maria.

O Programa Santos Novos Tempos envolve, além da macrodrenagem, uma série de ações como construção de núcleos habitacionais para a remoção de família que residem em áreas por onde passarão as obras de macrodrenagem.(Foto: Divulgação/PMS)