Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

São Vicente inaugura Centro Integrado da Cidadania

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-02-10 -15:33

São Vicente inaugura Centro Integrado da Cidadania

O primeiro Centro Integrado da Cidadania (CIC) da Baixada Santista foi inaugurado nesta terça-feira (10) na sede do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, em São Vicente. Participaram da cerimônia, o secretário de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado, Aloísio de Toledo César, o prefeito Luis Cláudio Bili, entre outras autoridades civis e militares.

O Prefeito Bili ressaltou a parceria com o Governo do Estado. “Estas portas estão e serão sempre abertas para quem mais precisa, esta é a casa da cidadania”, afirmou. O secretário Aloísio de Toledo garantindo que o objetivo “é inaugurar o maior número possível de centros em todo o Estado”.

O CIC vai proporcionar acesso gratuito à justiça. A população terá palestras sobre temas diversos, oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic), além de cursos e eventos em parceria com diversos órgãos. Também será possível emitir documentos pessoais, como Carteiras de Identidade e de Trabalho, 2ª via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito.

A juíza Vanessa Alfiero da Rocha, coordenadora do CEJUSC, destacou a importância da parceria com o Município que alugou o imóvel, cedeu funcionários e estagiários. “Esses órgãos, junto com o CEJUSC, proporcionam a realização de um sonho da sociedade, com mais justiça e solidariedade”, ressaltou.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua José Gonçalves da Mota Junior, 212, na Vila Valença. Mais informações pelo telefone (13) 3467 2997.

No CEJUSC também foi inaugurado o Centro de Referência e Apoio a Vítimas (Cravi) que atenderá em esquema de plantão às sextas-feiras, das 9h às 15h. Será oferecido apoio psicológico, social e jurídico, a vítimas diretas e indiretas de crimes violentos, como homicídio, latrocínio e ameaça.

Macrodrenagem  - O prefeito Bili esteve ontem (segunda-feira, dia 9), em São Paulo com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para obter recursos visando colocar em prática um projeto de macrodrenagem em todo o Município.

Durante o encontro, o ministro mostrou-se empenhado em ajudar a Cidade a resolver os problemas na Bacia do Catiapoã (canais das Av. Alcides de Araújo e Lourival Moreira do Amaral), Linha Azul e macrodrenagem da ilha e Área Continental.

Segundo o prefeito, o ministro Kassab chamará nova reunião, após o Carnaval, já com a presença dos secretários estaduais de Logística e Transportes, Duarte Nogueira e de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, de forma a viabilizar os projetos.

Antigo é o  problema das enchentes na cidade e a população do bairro Catiapoã se mostra descrente com relação a uma solução, pois entra ano sai ano, entra governo, sai governo, a situação é a mesma: os canais das Av. Alcides de Araújo e Lourival Moreira do Amaral continuam assoreados, imundos à espera das tão prometidas obras

No encontro que teve como ministro Kassab, o prefeito Bili se fazia acompanhar de uma comissão multipartidária de vereadores formada por Paulinho Alfaiate (Solidariedade), Alfredo Moura (PROS), Junior Bozella (PSDB), Diogo Batista (PTB), Jurandy Francisco, o Jura (PT) e Rafael Barreto (PPS). Fotos – Divulgação/PMSV

---