Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Previsão do tempo para o Carnaval é de chuva

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-02-13 -18:55

Previsão do tempo para o Carnaval é de chuva

Aos poucos o sol foi sumindo, dando lugar a céu nublado que ao poucos foi escurencendo cada vez mais, até que do bairro do José Menino (Santos), pouco se via do céu sobre a Praia do Itararé em São Vicente. E para completar a cena, a chuva caiu forte.

Após a chuva forte que caiu no início da tarde desta sexta-feira (13), a  Defesa Civil de Santos expediu um  boletim às 16h, no qual informa que o acumulado das chuvas nas  últimas 72 horas foi de 12,6 mm, sendo que o acumulado no mês de fevereiro, até às 16h de hoje (13) foi de 150 mm. A expectativa para o mês de fevereiro é de 300 mm.

Apesar do curto período de chuva desta tarde, cerca de 38 minutos, não houve registro de ocorrências por parte da Defesa Civil. Apenas a CET registrou ocorrências de alagamentos em duas grandes avenidas, a Martins Fontes (ambos sentidos)  no cruzamento com a Rua Brigadeiro N. Braga, em todas as faixas, e na Nossa .Senhora de Fátima (ambos sentidos) na faixa da direita, no cruzamento com a Rua Ana Santos, na Zona Noroeste.

A CET registrou também, problemas semafóricos na Rua Getúlio Vargas com Av. Martins Fontes, entre Rua Cristiano Otoni até Pça. Rui Luguvinha; na  Rua Luiz Gama cruzamento com a Rua Campos Melo; na Rua  Luiz Gama com Av Conselheiro Nébias, na R Brás Cubas  esquina com  Rua Campos Sales; na Brás Cubas esquina com  Rua Julio de Mesquita e na Rua  Oswaldo Cruz esquina  Av Epitácio Pessoa.

Previsão -  A previsão do tempo em relação ao carnaval é de chuva, segundo a Prefeitura de Santos.

De acordo com o meteorologista João Paulo Nardini Tavares, uma frente fria que nesse momento (17h) se encontra sobre o estado de Santa Catarina, pode chegar ao estado de São Paulo nesta sexta-feira à noite, se não for desviada para o oceano antes de chegar à região.

Nardini  explica que, “os modelos numéricos de previsão de tempo mostram a formação de uma zona de convergência de umidade que passa pelo estado de São Paulo e pela Baixada Santista, que pode estar associada à frente fria, no sábado. Ela deve provocar pancadas de chuva nesta sexta-feira à noite e no sábado. Se ela se deslocar até o estado de São Paulo, e não for antes desviada para o oceano, os modelos mostram a frente dirigindo-se para os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro no domingo, mas devido ao anticiclone (centro de alta pressão) que se encontra sobre o oceano, pode acontecer dela ficar estacionária sobre a região (Baixada Santista ou Litoral Norte) causando chuvas fracas a moderadas e contínuas”.

 

Segundo o metereologista, ainda que a frente fria seja desviada para o oceano, a formação de áreas de instabilidade devido ao calor e o fluxo de umidade devem, mesmo assim, provocar pancadas de chuva durante o carnaval. (Fotos: Divulgação)