Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Ministros fazem balanço do escoamento da safra

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-03-17 -23:27

Ministros fazem balanço do escoamento da safra

Os ministros Edinho Araújo (Portos) e Kátia Abreu (Agricultura) reuniram-se na manhã desta terça-feira (17) e consideraram positivo o balanço preliminar do sistema de agendamento dos caminhões que transportam a safra agrícola para os portos brasileiros.

O sistema foi implantado em fevereiro, numa parceria entre os ministérios de Portos, Transportes, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio de prefeituras e governos estaduais.

“Até o momento, 97% dos caminhões estão chegando aos portos no horário combinado, o que atesta o bom funcionamento do sistema neste início de safra”, afirmou o ministro Edinho Araújo.

Segundo dados da sala de situação, responsável por monitorar o agendamento, o tempo médio de espera dos caminhões em pátios autorizados é de oito a nove horas.

“Para se ter uma ideia da evolução do processo, em 2013 o tempo médio de espera era de dois a três dias”, explicou o ministro.

Os bons resultados iniciais do sistema de agendamento deixaram o ministro Edinho Araújo otimista em relação ao pico da safra, que ocorre a partir do mês de abril. “Estamos sem filas, nem incidentes, e isso deve-se à colaboração de todos os atores envolvidos na operação”, destacou. (Fonte: Secretaria dos Portos)