Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Sinfônica de Cubatão abre temporada com homenagem a Edmundo Villani-Côrtes

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-03-18 -01:24

Sinfônica de Cubatão abre temporada com homenagem a Edmundo Villani-Côrtes

A abertura da temporada 2015 da Banda Sinfônica de Cubatão foi especial. A começar pela homenagem ao compositor Edmundo Villani-Côrtes, que fez questão de acompanhar o concerto musical no último sábado (14). Aos 85 anos de idade, Villani é um dos principais compositores brasileiros que ainda atua no mercado: premiado pela qualidade, respeitado pela flexibilidade e adorado pela simpatia. 

Dono de um acervo composicional de mais de 300 obras escritas para banda sinfônica, orquestra e outras formações, Villani emprestou duas de suas composições à Sinfônica de Cubatão, ambas regidas por Roberto Farias, coordenador dos Grupos Artísticos. Uma delas, “Djopoi”, cuja tradução quer dizer “oferenda”, trouxe um movimento vigoroso ao Bloco Cultural. Mas foi sua peça “Ponteio para as Alterosas” que teve momento especial com a participação de Thiago Araújo, em um solo de trompete. Filho de Cubatão, Thiago, bolsista da Academia da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), foi finalista do Programa Prelúdio da TV Cultura ano passado.

Aos 23 anos de idade, Thiago é de Cubatão, começou em fanfarras escolares e disse que a Banda Sinfônica serviu de inspiração para continuar no caminho musical. “Me lembro da época em que ingressei na Banda Marcial e ficava após o horário de ensaio, acompanhando o pessoal da Sinfônica. Têm muitos músicos de grande experiência aqui”, afirmou Thiago que também fez questão de prestar uma homenagem ao músico cubatense, Reginaldo Farias, falecido precocemente. (Foto: Aderbau Gama/PMC))