Termina nesta sexta-feira (20), a Oficina de Qualificação do Ato Transfusional que está sendo realizada na Sociedade Portuguesa de Beneficência, evento pioneiro na região em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Coordenação Nacional de Sangue e Hemoderivados.
Organizado pelo Serviço de Hemoterapia da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, o evento, no Centro de Estudos da Beneficência, iniciado ontem (quinta-feira), tem por objetivos: capacitar e sensibilizar os profissionais envolvidos no processo sobre a importância do procedimento e da responsabilidade da equipe. A Oficina que destina-se a profissionais da área da Saúde que atuam na prescrição da transfusão, instalação e acompanhamento do Ato Transfusional visa a qualidade, segurança do procedimento e a correta notificação de reações transfusionais.
A Oficina, das 8h às 16h (com intervalo para almoço) está sendo realizada por especialistas que atuam no Serviço de Hemoterapia da Beneficência Portuguesa com palestras, exercícios e troca de experiência sobre o tema, com os palestrantes interagindo com os demais participantes.
Ontem, primeiro dia da oficina foram apresentados os temas “O Ciclo do Sangue”,Reflexão sobre Reação Transfusional” e “O Procedimento Transfusional”,
Confira a programação desta sexta-feira (20)
– “Hemovigilância – reações transfusionais” a cargo do Dr Marcus Vinicius Porta Nova;
– “Hemovigilância – notificação, comitê transfusional e vigilância Sanitária” com a Enfermeira hemoterapeuta Regina Aparecida Pereira Moraes Dias
- “Da Notificação as políticas públicas”, palestra ministrada pela Dra Maria Tereza.
– Encerramento e entrega de certificação
O Centro de Estudos da Beneficência Portuguesa no 1º andar da instituição, na Av. Bernardino de Campos, 47, Vila Belmiro/Canal 2). (Na foto de Alexandre Neves, os palestrantes: enfermeira Regina Dias e os médicos Marcus Vinicius e Maria tereza Nascimento)