Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Na Beneficência Portuguesa termina Oficina de Qualificação do Ato Transfusional

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-03-20 -12:48

Na Beneficência Portuguesa termina  Oficina de Qualificação do Ato Transfusional

Termina nesta sexta-feira (20), a Oficina de Qualificação do Ato Transfusional que está sendo realizada na Sociedade Portuguesa de Beneficência, evento pioneiro na região em parceria com a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Coordenação Nacional de Sangue e Hemoderivados.

Organizado pelo Serviço de Hemoterapia da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, o evento, no Centro de Estudos da Beneficência, iniciado ontem (quinta-feira), tem por objetivos: capacitar e sensibilizar os profissionais  envolvidos no processo sobre a importância do procedimento e da responsabilidade da equipe.  A Oficina que destina-se a profissionais da área da  Saúde que atuam na prescrição da transfusão, instalação e acompanhamento do Ato Transfusional visa a qualidade, segurança do procedimento e a  correta notificação de reações transfusionais.

A Oficina, das 8h às 16h (com intervalo para almoço) está sendo realizada por especialistas que atuam no Serviço de Hemoterapia da Beneficência Portuguesa com  palestras, exercícios e troca de experiência sobre o tema, com os palestrantes interagindo com os demais participantes.

Ontem, primeiro dia da oficina foram apresentados os temas “O Ciclo do Sangue”,Reflexão sobre Reação Transfusional” e “O Procedimento Transfusional”,

Confira a programação  desta sexta-feira (20)

– “Hemovigilância – reações transfusionais” a cargo do Dr Marcus Vinicius Porta Nova;
– “Hemovigilância – notificação, comitê transfusional e vigilância Sanitária” com a Enfermeira hemoterapeuta Regina Aparecida Pereira Moraes Dias
- “Da Notificação as políticas públicas”, palestra ministrada pela Dra Maria Tereza.
– Encerramento e entrega de certificação

O Centro de Estudos da Beneficência Portuguesa no 1º andar da instituição, na Av. Bernardino de Campos, 47, Vila Belmiro/Canal 2). (Na foto de Alexandre Neves, os palestrantes: enfermeira Regina Dias e os médicos Marcus Vinicius e Maria tereza Nascimento)