Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Trabalhadores em cimento debatem sindicalismo na AL

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-03-20 -20:32

Trabalhadores em cimento debatem sindicalismo na AL

As condições e as relações de trabalho na indústria de cimento da América Latina serão debatidas, nesta segunda e terça-feira (23 e 24), no Rio de Janeiro, por sindicatos de trabalhadores do setor.

Promovido pela Rede Sindical Internacional de Trabalhadores da Votorantim Cimentos, o evento tem apoio do Centro de Solidariedade da AFL-CIO dos Estados Unidos da América. AFL-CIO é a Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais, a maior central operária dos Estados Unidos e Canadá, formada em 1955.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), Macaé Marcos Braz de Oliveira que participará da reunião, diz que o principal objetivo do encontro, será o fortalecimento da negociação coletiva e do diálogo social com as empresas do setor, sempre respeitada a autonomia e a independência de cada entidade.

“Somaremos a iniciativa de vários sindicatos do setor no Brasil e na América Latina, para formação de uma rede sindical de troca de informações e solidariedade”, explica o sindicalista.

A Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) também faz parte da organização do evento, que será no Centro Cultural João XXIII, no bairro Botafogo.

A ICM é uma federação sindical internacional dos trabalhadores da construção civil e pesada, materiais de construção e floresta e madeira, com cerca de 340 organizações sindicais afiliadas em 128 países. Ela representa cerca de 12 milhões de trabalhadores e tem sede mundial em Genebra, na Suíça. A sede para América Latina e Caribe fica na Cidade do Panamá, capital do Panamá. (Redação: Paulo Passos. Foto: Vespasiano Rocha)