Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

22 de Março – Dia Mundial da Água

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-03-22 -03:35

22 de Março – Dia Mundial da Água

“A água é o único elemento capaz de unir a humanidade”

Miguel Escandon

Presidente da ONG Amigos da Água

Neste domingo (22), Dia Mundial da Água, em Santos haverá passeio ciclístico, exposição literária, oficina de recreação infantil e um mutirão de limpeza na praia, eventos organizados pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam).

A concentração para o mutirão começa às 8h, ao lado do canal 5 (Aparecida), com saída às 9h, em direção à Ponta da Praia. Um grupo seguirá pela faixa de areia coletando o microlixo (como bitucas de cigarro), enquanto outro seguirá com pranchas de stand up, canoas e caiaques, recolhendo todo tipo de resíduo no mar. O material recolhido será levado para a frente do Aquário Municipal, onde será quantificado e qualificado.

Passeio ciclístico -  Ainda no Aquário, com saída prevista para 10h, acontece o 3º Passeio Ciclístico do Dia Mundial da Água, cujo objetivo é  incentivar o uso da bicicleta como principal meio de transporte no dia a dia. O evento conta com apoio da Associação Brasileira de Ciclistas, Patins e Skates.

Prédios públicos - A partir deste mês, passa a ser obrigatório no Município que toda construção de edificações públicas municipais, elaborados pela Administração ou mediante contratação, deverão contemplar estudos e medidas para adoção de sistemas de aproveitamento de águas pluviais (chuva), de acordo com as normas técnicas. É o que estabelece o   decreto assinado ontem (20) pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa e que será publicado  no Diário Oficial na edição desta segunda-feira (23).

 Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luciano Souza, a água de chuva a ser captada e armazenada nas novas edificações será destinada a fins não potáveis, tais como irrigação paisagística, combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, sistemas de ar-condicionado, lavagem de pisos, calçadas, pátios, ruas, veículos, mobiliário urbano e equipamentos públicos.