Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Fábio Pimentel reeleito presidente do Sindest

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 4205-10-20 -02:32

Fábio Pimentel reeleito presidente do Sindest

Fábio Marcelo Pimentel foi reeleito para o segundo mandato consecutivo como presidente do Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest).

A eleição foi finalizada, por aclamação, na quarta-feira (15) à noite, em assembleia da categoria. Apenas uma chapa estava inscrita. O processo eleitoral foi iniciado em dezembro de 2014.

Conforme o parágrafo único do artigo 75 do estatuto do sindicato, quando se inscreve apenas uma chapa, o recolhimento de votos em urnas fica dispensado e a eleição ocorre por aclamação em assembleia.

A posse está marcada para 17 de junho e o mandato, de cinco anos, vai até 2020. Dos 42 componentes da executiva, conselho fiscal e representantes na Federação, nove são mulheres.

 O sindicato representa mais de 12 mil funcionários estatutários da Prefeitura, suas autarquias, fundações e câmara municipal, além de aproximadamente 2 mil aposentados.

Fábio Pimentel já foi presidente por três gestões. As duas primeiras, consecutivas, de 1992 a 1998, em dois mandatos de três anos cada. A terceira gestão foi de 2010 a 2015.

O sindicalista foi fundador da entidade, sócio número 23, em 1989, e vice-presidente naquela primeira gestão, até 1992. Foi também eleito secretário-geral para a gestão de 1998 a 2001, mas se afastou em 1999.

Projetos - Fábio Pimentel diz “espero consolidar e ampliar as vitórias já alcançadas na atual gestão, principalmente os aumentos salariais acima da inflação conquistados pelo Sindest desde 2010”.

Na campanha salarial de 2015, por exemplo, os estatutários de Santos conseguiram correção de 8% nos salários, a maior da baixada santista e litoral até o momento.

Além disso, o sindicalista destaca as correções nas grades salariais de várias funções, algumas chegando a 50%, como os enfermeiros. Essas campanhas específicas continuam em andamento.

Especial - Outro destaque apontado por Fábio é a luta pela aposentadoria especial, aos 25 anos de serviço, por insalubridade e risco no ambiente de trabalho e aos portadores de necessidades especiais.

Essa campanha foi lançada pelo Sindest há cerca de três anos, quando a diretoria iniciou entendimentos com a prefeitura para elaboração de projeto de lei.

O projeto já está pronto, mas ainda não foi enviado á câmara de vereadores por encontrar impedimentos provocados pelo ministério da previdência social.

Na semana passada, Fábio e cinco diretores estiveram em Brasília, no gabinete do senador Paulo Paim (PT-RS), autor da proposta de emenda constitucional (pec) 54-2013, que prevê o benefício.

A diretoria - Além de Fábio, fazem parte da diretoria Ariovaldo Vasconcelos, Lenina Bento, Antônio Carlos Prado, José Antônio Ferreira, Pedro Rodrigues da Matta, Carlos Roberto dos Santos, Elaine Cristina Rodrigues, José Antônio de Lima, Rogério Catarino, Donizete Fabiano Ribeiro, Josias Aparecido da Silva, Carlos Alberto Reis Nobre, Viviane Santos de Carvalho, Manuel Lareu Pereiras, Maria Cristina Reis Motta, Ricardo Rocha Barrio.

Cláudio Gaspar Cardoso, Eduardo Rodrigues, Arnaldo Tebecherane Haddad, Cláudio Roberto da Silva, Manuel Pereira de Almeida, Maria de Fatima Santos, Moacir Matias dos Santos, Janilton Resende, Cristiano Silva Souza, Hugo de Oliveira de Souza, Iraci Gomes de Aguiar, Paulo Sérgio Santos, Carlos Marcelo dos Santos Ribeiro, Vanilda Mastrodomenico Sobral, João Climaco Neto, Manoel Pereira dos Santos, Luiz Carlos dos Santos, Roberto Damásio Barbosa, Maria da Penha Amorim Santos, Ariovaldo Hortas, Edi Cléia Taibo Ribeiro Xisto, Cesar Pereira dos Santos, João Carlos Mendes, Rogério Cardoso, Roberto Fernandes de Freitas.

*(Na foto de chamada, a diretoria eleita do Sindicato, comissão eleitoral e integrantes da Nova Central Sindical dos Trabalhadores. Paulo Pimentel de camiseta amarela). Redação e foto: Paulo Passos.