Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Prefeitura de São Vicente devolve animais abandonados às ruas

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-04-21 -00:59

Prefeitura de São Vicente devolve animais abandonados às ruas

Termina nesta terça-feira (21), a feirinha para adoção de animais promovida pelo Departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente (DCZ). A ação teve início nesta segunda (20), na sede do Departamento (Rua Catalão, 530, Vila Voturuá), das 10h às 13h.

Esta feira disponibiliza 36 animais entre cães e gatos adultos e filhotes. Para adotar, é necessário levar um comprovante de residência, o RG e assinar um termo de responsabilidade.

A Prefeitura informa que a feirinha de adoção é uma ferramenta do DCZ para encontrar novos lares para os pets que, depois de resgatados, castrados, vermifugados, vacinados são colocados para adoção.

Duplo abandono – A Prefeitura informa também que o DCZ não tem função de abrigo, assim os animais não adotados são soltos nos locais onde foram apreendidos, ou seja, aqueles que não conseguirem um lar serão abandonados mais uma vez à própria sorte. Algumas ONGs e particulares agem no intuito apenas de promoverem a castração de animais de rua, devolvendo-os posteriormente,  ao local de onde foram retirados. De acordo com a informação da Prefeitura o Departamento de Controle de Zoonose tem esse procedimento baseado em um  Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A Secretaria da Saúde de São Vicente reforça que o DCZ é responsável pelo resgate, tratamento e soltura de animais feridos, e não funciona como abrigo e que cerca de dez animais por semana são abandonados na porta do departamento. A Secretaria reforça ainda que, quem for flagrado abandonando animais, pode ser preso por crime previsto pelo artigo 32º da Lei Federal 9.605/98, com detenção de três meses a um ano, além de multa, mas não faz qualquer menção ao abandono ou devolução dos animais às ruas, após atendimento no DCZ. (Foto: Divulgação)