Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Presidentes das Câmaras são contra o formato da reforma política

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-04-29 -23:03

Presidentes das Câmaras são contra o formato da reforma política

Presidentes de três legislativos da região se reuniram nesta quarta-feira (29) para discutir a reforma política. Recebidos na Câmara de Santos onde foram recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Marcus de Rosis (PMDB), os vereadores Alfredo Moura (PROS), presidente do Legislativo de São Vicente e Ronald Nicolaci Fincatti (PROS), do Guarujá contaram também com a participação do presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS), Rogélio Salceda (PROS).

Segundo os parlamentares, da forma como está sendo elaborada a PLS 25/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), que trata sobre o voto distrital para cidades com mais de 200 mil eleitores, vai afetar por completo o sistema de representatividade das eleições para 2016.

Ao final da reunião decidiram que será apresentada em todas as Câmaras da Baixada Santista, uma moção de repúdio a PLS 25/2015 e a falta de diálogo com a população e vereadores das cidades afetadas com a lei. Além disso, será realizada uma audiência pública em São Vicente no próximo dia 7 de maio na Câmara Municipal, com o apoio da UVEBS. Para o encontro em São Vicente serão convidando os 128 vereadores da região e membros partidários para debater a forma como o PL está sendo votada.

Com as moções assinadas e o discurso unificado dos parlamentares, uma comissão com os presidentes das Câmaras mais a UVEBS irá a Brasília em maio para entregar o documento ao relator da Comissão da Constituição, Justiça e Cidadania, Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Os vereadores querem ser ouvidos. (Foto: Divulgação/CMS)