Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Itanhaém - Equipe da Saúde visita UPA de Valinhos

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-04-30 -02:12

 Itanhaém - Equipe da Saúde visita UPA de Valinhos

Na última terça-feira (28), o secretário de Saúde de Itanhaém, Alder Ferreira Valadão, acompanhado da diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Nelci Alves, fez uma visita à cidade de Valinhos, interior de São Paulo. O objetivo foi a troca de experiências com a direção da UPA daquele município, que é modelo de atendimento em todo o país.

 A classificação de risco (protocolo de Manchester)  utilizada na UPA de Valinhos para triagem no atendimento, identificando o grau de  prioridade dos pacientes, por meio de pulseiras nas cores vermelho (emergência), laranja (muito urgente), amarelo (urgência), verde (pouco urgente) e azul (quadro crônico), os casos mais urgentes. “O grande desafio é a organização da classificação de risco que permite que o atendimento seja feito o mais rápido e adequadamente possível” disse Luiz Marcelo, diretor técnico do local.

Usando a classificação de risco como grande ferramenta no atendimento, a coordenadora de enfermagem da UPA de Valinhos, Nathália Gonçalves, revelou a importância no processo de humanização. Além disso, a total informatização do local permite uma gestão sobre as informações, dando respostas rápidas a cada situação. “A classificação de risco, que é feita por enfermeiro, permite uma humanização do atendimento, dá segurança ao paciente e agiliza o processo, garantindo maior qualidade”.

 “A troca de experiências com outros municípios, principalmente com aqueles que têm modelos de sucesso, é importante para aprimorarmos a saúde pública”, destacou o secretário Alder Valadão. (Foto: Divulgação)