A Baixada Santista a partir desta quarta-feira (20), conta com o mais moderno equipamento para investigação e diagnóstico de doenças cardiológicas. Trata-se da Gama Câmara Discovery NM 530c, considerada um dos maiores avanços na cardiologia nuclear. Este equipamento foi inaugurado pela Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos e Nucleomed – Medicina Nuclear.
O aparelho que representa verdadeira revolução na cardiologia nuclear é pioneiro na região, sendo que existem no mundo cerca de 200 aparelhos do tipo, dos quais, 12 estão no Brasil, sendo que cinco estão no Estado de São Paulo e a Beneficência Portuguesa abriga um destes aparelhos.
Na cerimonia realizada para a apresentação oficial do equipamento, o médico nuclear Miguel Henrique Maia Masta, falou sobre a Gama Câmara Discovery NM 530c e das vantagens com relação a outros equipamentos: redução da dose de radiação administrada ao paciente e nas imagens de maior qualidade em tempo recorde. Fatores que consequentemente, proporcionam mais conforto aos pacientes e aumenta o padrão de excelência esperado pelos médicos.
Na sequência, o Diretor Técnico da Beneficência Portuguesa, Dr. Mario da Costa Cardoso Filho, falou sobre a importância da parceria da instituição com a Nucleomed que se uniram há 18 anos para oferecer à população tecnologia de ponta através da medicina nuclear na busca de diagnósticos precoces e precisos para garantir aos pacientes, mais qualidade de vida. O médico ressaltou as parcerias entre Beneficência e iniciativa privada e com a rede pública de saúde.
Novas parcerias - O chefe do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Santos, Renato Rodolfo Pastorello, representando o secretário Marcos Calvo, parabenizou a Beneficência e a Nucleomed pela inauguração, especialmente por investirem sempre, independentemente das dificuldades, na modernização de equipamentos e ampliação dos serviços, destacando que a Gama Câmara Discovery NM 530c, é mais que uma revolução na cardiologia nuclear “é a esperança para muitas pessoas que sofrem com doenças cardíacas. Hoje, podemos dizer que as pessoas não mais precisam subir a Serra (ir para a capital) para a realização de exames, dos mais simples aos mais complexos na investigação de doenças cardiológicas. Este equipamento é mais que um avanço da tecnologia a serviço da saúde”.
Pastorello falou das futuras parcerias da Prefeitura de Santos por meio da Secretaria de Saúde com a Beneficência, informando que estão em andamento, projetos para instalação no hospital de leitos de longa permanência e leitos de desintoxicação de álcool e outras drogas, um serviço de saúde pública pioneiro na região. Falou também sobre as parcerias já existentes com a instituição: serviço de oncologia e RUE – Rede de Urgência e Emergência.
Hospital do coração - O presidente da Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana, falou que o momento é de alegria e estímulo para que a instituição continue trabalhando para ampliar o atendimento médico hospitalar, destacando a parceria de 18 anos com a Nucleomed, e outras parcerias por intermédio das quais a Beneficência tem colocado à disposição da população, novas tecnologias e novos serviços, não tendo dúvidas de que “A Beneficência caminha para se tornar um hospital do coração, pois graças a parcerias, disponibilizamos tecnologia de ponta para investigar e diagnosticar problemas do coração”.
O presidente destacou que em 2013 em parceria com a Tomosantos, a Beneficência inaugurou um tomógrafo de última geração e mais recentemente, há dois meses, em parceria com a Angio Corpore inaugurou moderna CTI Cardiológica, e “agora com a Nucleomed, mais um avanço, a inauguração da Gama Câmara Discovery NM 530c que possibilita mais precisão e rapidez nos exames e diagnóstico, oferecendo mais conforto ao paciente”.
Ademir Pestana disse ainda “A medicina nuclear praticada na Beneficência através da Nucleomed já é referência não apenas na região e no Estado, mas no Brasil, o que muito nos alegra e estimula porque a expectativa de especialistas da área aponta o setor nuclear como o futuro da medicina”.
Discovery 530c - Dentre as principais aplicações da Gama Câmara Discovery NM 530c está a cintilografia de perfusão miocárdica (CPM) que se destaca como método não invasivo para investigação de pacientes com risco de doença arterial coronariana (DAC). A CPM pode ser utilizada como pré-avaliação para procedimentos mais complexos, como o cateterismo cardíaco; para avaliação de pacientes com alterações no teste ergométrico e/ou no eletrocardiograma; para avaliação de dor torácica e para acompanhamento de portadores de doença arterial conhecida.
Entre os presentes à cerimônia, Eduardo Oliveira, gerente de contas e Rafael Oliveira, gerente de produtos, representantes da General Electric Company, empresa que representa a nova tecnologia no Brasil,
O serviço de Medicina Nuclear na Beneficência Portuguesa de Santos (Av. Bernardino de Campos, 47, Vila Belmiro) atende pacientes de convênios, particulares e Sistema Único de Saúde (SUS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. (Fotos: Alexandre Neves/SPB)