Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

PG - Bairro Real ganha Ecoponto para descarte de lixo reciclável

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-05-02 -23:01

PG - Bairro Real ganha Ecoponto para descarte de lixo reciclável

A Prefeitura de Praia Grande inaugurou, na manhã desta terça-feira (2), um novo espaço para o recebimento de lixo reciclável. O Ecoponto Real, localizado na Rua Lilás, 429, foi entregue à população pelo prefeito Alberto Mourão e passará a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O local, quinto Ecoponto em funcionamento na Cidade, faz parte da reestruturação da Coleta Seletiva do município dentro do projeto Avança PG (plano de ações para o triênio 2014-2016), no eixo Cidade Vida.

O local tem aproximadamente 200 m², conta com caçambas para o recebimento dos materiais e uma guarita de monitoramento. Além dos materiais reciclados, o espaço ainda recebe entulho da construção civil em pequenas quantidades (no máximo 2 m³).

Atualmente, Praia Grande conta com quatro ecopontos em funcionamento: Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge), Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410), Mirim (na Av. Presidente Kennedy, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli) e Guaramar (esquina da Av. do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, no Bairro Sítio do Campo).

Nos próximos meses, dois novos equipamentos deverão ser entregues, no bairro Caiçara (Av. Presidente Kennedy, ao lado do número 13684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura) e Maracanã (esquina da Rua Dorivaldo Francisco Loria com Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas).

Coleta Seletiva – Praia Grande conta com dois tipos de serviço: coleta solidária e coleta domiciliar. No serviço de coleta solidária, o trabalho é feito em repartições públicas de Praia Grande, de segunda a quarta-feira. Já o serviço domiciliar acontecerá em todos os bairros, de segunda a sexta-feira, sempre a partir de dois horários: às 8h e às 14h. Neste caso, os caminhões são acompanhados de carros de som, que avisam aos moradores da presença dos veículos. A ideia é que os moradores entreguem os materiais reciclados diretamente aos membros da Coopervida, no esquema “porta a porta”.

Cronograma - A coleta terá o seguinte cronograma: Segunda-feira, pela manhã, Canto do Forte e Boqueirão; e à tarde, Guilhermina e Aviação. Terça-feira, pela  manhã, Tupi, Ocian, Imperador, Princesa e Cidade da Criança; à tarde, Caiçara e Solemar. Na quarta, manhã: Mirim e Maracanã; tarde: Real, Flórida e Glória. Quinta-feira, manhã: Anhanguera, Nova Mirim e Santa Marina; tarde: Ribeirópolis, Esmeralda, Samambaia e Melvi. E na sexta-feira, manhã: bairros Sítio do Campo, Antártica e Quietude; à tarde, a coleta acontece na Vila Sônia e Tupiri.(Divulgação/PMPG)