Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Cidades comemoram Corpus Christi

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-06-03 -22:36

Cidades comemoram Corpus Christi

Cubatão - Devido ao feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (4), a Prefeitura decretou ponto facultativo no dia 5, sexta-feira. Nesses dias, funcionam em Cubatão somente os serviços essenciais, como Pronto Socorro, Unidade de Pronto Atendimento, Pronto Socorro Infantil, Hospital Municipal, vigilância municipal, cemitério e velório, feiras-livres e transporte de água em carro-tanque para consumo doméstico. Servidores municipais que forem requisitados pela Administração também atuarão neste dia.

Nesta quinta, as paróquias de São Francisco de Assis, São Judas Tadeu e Nossa Senhora da Lapa se unem para celebrar a data com missa celebrada pelo bispo diocesano, Dom Tarcisio Scaramussa, com participação dos padres das três paróquias. A missa acontece a partir das 19h, no Centro Esportivo Romerão, que fica na Rua Embaixador Pedro de Toledo, 365 - Centro.

                   __________________________________________________________

Guarujá - A Prefeitura de Guarujá decretou ponto facultativo na sexta-feira (5), portanto, não haverá expediente nas duas datas em algumas repartições públicas. Somente os serviços básicos de saúde, manutenção, desenvolvimento e assistência social funcionarão, em regime de plantão.

Os Paços Raphael Vitiello e Moacir dos Santos Filho (Av. Santos Dumont, respectivamente, nos números 640 e 800 – Santo Antônio), retornam as atividades na segunda (8). As Unidades de Saúde da Família (Usafa) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também não funcionam no feriado, maas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) da Prefeitura vão continuar atendendo 24 horas, em regime de plantão.

As feiras livres e os serviços de coleta e limpeza urbana continuam atendendo à população. A Fábrica de Blocos, da Diretoria de Conservação de Próprios Públicos (Rua José Lourenço, s/n – esquina com a Rua Afonso Nunes – Jardim Conceiçãozinha) funcionará em regime de plantão no feriado, tendo expediente normalizado na sexta (5). Em caso de emergência o telefone da Fábrica é 3383-2818. Os Centros de Apoio Operacional não abrem no feriado, porém retornam os serviços de manutenção e zeladoria na segunda-feira (8).

Os postos de informações turísticas da Praia das Pitangueiras (Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 723 – Pitangueiras), da Estação Rodoviária (Av. Santos Dumont, s/n – Santo Antônio) e do Núcleo de Educação Ambiental na Praia do Tombo – Bandeira Azul (Av. Prestes Maia, s/n – Tombo) funcionarão normalmente nos dois dias. Os postos de informações das 9h às 17h e o Núcleo da Praia do Tombo das 8h às 18h.

Os Restaurantes Populares de Guarujá não abrem no feriado. Mas, na sexta-feira (5), os Restaurantes Santo Antônio (Alameda das Violetas, 330 – Santo Antônio), Tibério Birolini (Rua Colômbia s/n – Vila Baiana) e o Bom Prato (Av. Áurea Gonzalez Conde, 4 – Jardim Progresso) voltam à atender normalmente das 10h30 às 13h.

E o Albergue Municipal José Calherani funciona, inclusive no feriado. O equipamento público fica na Rua Manoel Otero Rodrigues, 389, no Jardim Boa Esperança. O telefone da unidade é 3387-6016.

   ________________________________________________________________

Itanhaém - Em virtude do feriado nacional de Corpus Christi e do feriado municipal em homenagem a São José de Anchieta alguns setores da Prefeitura de Itanhaém não funcionarão nesta quinta (4), sexta (5) e terça-feira (9). A exceção é para os serviços emergenciais como é o caso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém,  SAMU e o Hospital Regional Jorge Rossmann, que terão funcionamento normal.

Os pontos turísticos, os Postos de Informações Turísticas (PITs) e o Centro de Informações Turísticas Metropolitanas (CITM) funcionarão, das 9h às 18h. Escolas e creches municipais não abrirão na quinta (4), sexta (6) e terça-feira (9). A limpeza e manutenção de ruas serão realizadas normalmente.

O estacionamento regulamentado (Zona Azul) terá funcionamento alterado na quinta (4) e terça-feira (9), com serviço das 9h às 13h. Na sexta-feira (5), funcionará das 9h às 19 h. Na segunda-feira (8), as repartições públicas funcionarão normalmente.

     ___________________________________________________________

Mongaguá No município não haverá expediente nas repartições públicas nesta quinta (feriado) e  na sexta-feira (ponto facultativo), mas  não afetará o funcionamento e as atividades de natureza essencial, como limpeza pública, garagens e oficinas, segurança, saúde (prontos-socorros e hospital) e fiscalizações. Expediente volta na segunda-feira.

          ________________________________________________________

São Vicente - Em razão da comemoração de Corpus Christi, nesta quinta-feira (4), feriado, e na sexta-feira (5), ponto facultativo, o expediente nas repartições públicas e no Paço Municipal será alterado. Não haverá atendimento ao público nestes dias, mas serviços essenciais, como Prontos-Socorros, Hospital Municipal, coleta de lixo, transporte público, Guarda Civil Municipal (GCM) e fiscalização de trânsito funcionarão normalmente.

PAT – Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (Rua Frei Gaspar, 2.577 – Beira-Mar, e Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 211 – Jardim Rio Branco) não abrem no feriado e na sexta-feira (5). Os serviços retomam na segunda-feira, das 8 às 17h.

Cultura – O Parque Cultural da Vila de São Vicente (Praça João Pessoa, s/nº - Centro) abre normalmente para visitas das 10 às 20h, e a Casa Martim Afonso (Praça 22 de Janeiro, 469 – Centro) funciona das 9 às 17h. A Casa da Cultura Afro-Brasileira, localizada no Parque Ecológico Voturuá (Rua Dona Anita Costa, s/nº - Vila Voturuá), também abre no feriado, das 10 às 17h.

Lazer O Parque Ecológico Voturuá (Rua Dona Anita Costa, s/nº - Vila Voturuá) recebe o público normalmente no feriado prolongado, das 9 às 17h.

Comércio – As feiras livres serão montadas nos bairros.

Saúde – As Unidades Básicas de Saúde fecham no feriado. Prontos-Socorros, Hospital Municipal e Maternidade Municipal atenderão normalmente.

Restaurantes Populares – As duas unidades do restaurante popular Bom Prato (Rua Ipiranga, 479 – Centro, e Rua Tupã, 421 - Quarentenário) fecham no feriado desta quinta-feira (4). Somente o estabelecimento do Quarentenário funciona normalmente na sexta-feira (5), enquanto o do Centro retoma os serviços na segunda-feira (8), das 11 às 14h.

                        _________________________________________________

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gifSantos - Prontos-socorros (Central, zonas Leste e Noroeste) e hospitais – Plantão 24h.

Unidades básicas de saúde – Não funcionam, exceto a da Nova Cintra, que mantém plantão 24h para urgências e emergências.

Coleta de lixo domiciliar – Quinta-feira não tem, sexta-feira e sábado ocorre normalmente.

Cata-Treco – Quinta-feira não funciona, sexta-feira e sábado circula normalmente. 

Lixo Limpo – Quinta-feira não funciona, sexta-feira e sábado circula normalmente.

Limpeza das praias – Normal todos os dias.

Poupatempo – Não haverá expediente quinta-feira, sexta-feira atende das 8h às 17h e sábado das 8h às 13h.

Mercado de Peixe – Abre quinta, sexta-feira e sábado, das 6h às 20h; e domingo, das 6h às 16h.

Mercado Municipal – Quinta-feira, das 7h às 13h, sexta-feira e sábado, das 7h às 18h; e domingo, das 7h às 13h.

Alfândega  – Visitas monitoradas das 11h às 17h, a cada meia hora, todos os dias, menos na sexta-feira que o museu permanecerá fechado.

Paço Municipal - Não haverá visitas monitoradas.

Linha Turística do Bonde –  Funciona todos os dias, das 11h às 17h (saídas a cada meia hora da Praça Mauá).

Linha Turística BondeCafé - Funciona todos os dias, com saídas a cada hora da Praça Mauá, das 11h20 às 16h20.

Linha Conheça Santos – Funciona todos os dias, das 11h às 16h, com saídas a cada hora da Praça das Bandeiras. 

Linha Conheça Santos-Zona Noroeste – Circula só no domingo, com saída da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, às 10h. Reservas a partir das 9h pelo telefone 3284-4375 ou no PIT do Gonzaga. Haverá Feira de Orgânicos no Jardim Botânico. Obs: Em caso de chuva  o passeio será cancelado. Reservas de vagas para estacionamento do ônibus nos seguintes locais: Jardim Botânico e Engenho dos Erasmos.

Estacionamento regulamentado e corredores de ônibus - Liberados quinta-feira, na sexta e no sábado funcionam normalmente.

Aquário – Abre todos os dias das 9h às 20h (bilheteria fecha 30 minutos antes)

Orquidário – Abre todos os dias das 9h às 18h (bilheteria fecha uma hora antes)

Jardim Botânico - Abre todos os dias das 6h às 18h.

Museu Pelé – Funciona todos os dias, das 10h às 18h (bilheteria fecha uma hora antes).

Estação Bistrô Restaurante-escola – Fecha todos os dias.

Postos de Informações Turísticas (PIT) – PIT do Aquário atenderá das 9h às 20h; do Orquidário, das 9h às 18h; da Praça Mauá, das 11h às 17h; já os postos do Gonzaga e da Rodoviária atenderão das 9h às 19h.

Gibiteca Marcel Rodrigues Paes (Posto 5) – Fecha todos os dias.

Biblioteca Mário Faria (Posto 6) - Fecha quinta e sexta-feira, abre sábado e domingo, das 9h às13h.

Jardim das Artes (próximo ao Aquário): Funciona de sexta-feira a domingo, das 9h às 20h. Não tem exposição na quinta-feira.

Pantheon dos Andradas – Abre todos os dias, das 11h às 17h, na Praça Barão do Rio Branco, 16, Centro Histórico.

Galeria de Artes Braz Cubas e Espaço Vip - Localizados no segundo andar do Teatro Municipal (Av. Pinheiro Machado, 48), fecha quinta-feira e domingo e abre sexta e sábado, das 13h às 18h

Feira de Antiguidades – Funciona só no sábado, das 9h às 20h, na Praça Rotary, no Gonzaga.

Casa do Trem Bélico – Funciona todos os dias, das 11h às 17h, à Rua Tiro Onze, 9, Centro Histórico.

Engenho dos Erasmos – Funciona nos três dias, das 9h às 16h, se possível agendar visita pelo telefone 3203-3901.

Feiras Livres – Funcionam normalmente todos os dias.

FeirArte – Será realizada quinta, sexta-feira e sábado, das 14h às 22h, no Boqueirão. E no domingo, em frente ao Sesc, no mesmo horário.

                          ________________________________________________

Peruíbe - Nestes dois dias, quinta (5), feriado de Corpus Christi e sexta (5), ponto facultativo, não haverá expediente nas repartições públicas, mantendo apenas os serviços essenciais de saúde e limpeza.

Poupatempo, agências bancárias, correios, INSS, Procon, Detran não funcionam na quinta e voltam ao normal na sexta.

                   ______________________________________________

Praia Grande - A Administração Municipal decretou ponto facultativo nas repartições municipais, na sexta-feira (05). Assim na quinta e sexta, os serviços essenciais da Guarda Civil Municipal (GCM), de Saúde, fiscalização de trânsito, transportes e engenharia de tráfego funcionam normalmente.

 Hospital Municipal: Atende normalmente. Para solicitar atendimento com ambulância, ligar 192;

Unidades de Saúde da Família: permanecem fechadas, voltando ao expediente na segunda-feira (8)

Defesa Civil: atendimento 24 horas, com chamadas pelo telefone 199;

Guarda Civil Municipal: expediente normal com atendimento pelos telefones 199 e 153;

Coleta de lixo domiciliar: atendimento normal;

Coleta Seletiva: Não funciona na quinta-feira (4); Na sexta feira (05) atende apenas o bairro Sítio do Campo.

Limpeza das praias: diurna e noturna, da faixa de areia e do calçadão da orla;

Feiras livres: serão realizadas normalmente; 

Fiscalização de Trânsito, Transportes e Engenharia de Tráfego: expediente normal;

Poupatempo: Fecha na quinta-feira (04). Na sexta-feira e sábado, a unidade volta a atender a população em seus habituais horários;

Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT): fica fechado durante o feriado, retornando na segunda feira (08);

Junta Militar: Fica fechada durante o feriado, retornando na segunda-feira (08);

Banco do Povo: Fica fechado durante o feriado, retornando na segunda-feira (08).

              ___________________________________________________

Não é feriado em Bertioga – Nesse município, o Dia de Corpus Christi celebrado nesta quinta-feira (04), não é feriado, mas a Prefeitura decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais. No entanto, os serviços essenciais de saúde, coleta de lixo, fiscalização de trânsito, comércio ambulante e Guarda Civil Municipal (GCM) serão mantidos em regime de plantão. Na sexta-feira (05) o expediente será retomado normalmente.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Especialidades Médicas (CEME) estarão fechados. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Municipal mantêm atendimento 24 horas. Já o Mercado Municipal de Pescados (Av. Vicente de Carvalho – ao lado do antigo atracadouro das balsas – Centro) atenderá os consumidores das 7h às 20h.

A Guarda Municipal também manterá regime de plantão. Para acionar a GCM, basta ligar para o número 153. A GCM também deve ser acionada para denúncias de crimes ambientais e poluição sonora. Já a Defesa Civil atende pelo número 199.

A varrição de vias públicas e limpeza na faixa de areia da praia serão mantidas. Já o Espaço Cidadão-Centro e o Espaço Cidadão-Boracéia, onde funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Procon, Banco do Povo, entre outros serviços, seguem o expediente do Paço Municipal, sem atendimento.

O Forte São João (a fortaleza mais antiga do Brasil) estará aberto para visitação pública, normalmente, de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.

                       ____________________________________________________

Sabesp - A maioria das agências de atendimento ao cliente da Sabesp na Baixada Santista não funcionará nesta quinta-feira (4). A exceção acontece no município de Bertioga, onde não é feriados e por isso o e expediente seguirá normalmente.

O atendimento em todas as agências volta ao normal na sexta-feira (5). Em seu horário normal das 10h às 16h. As unidades instaladas nos postos Poupatempo (Santos e Praia Grande) abrem de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia.

Sabesp Turismo - Durante o feriado prolongado, moradores e turistas poderão visitar o Acervo do Saneamento da Baixada Santista, localizado no Palácio Saturnino de Brito (Av. São Francisco, 128, Centro Histórico de Santos).que funciona normalmente, de terça a sábado, das 11h às 17h, e aos domingos das 11h às 15h. Com entrada gratuita a visita pode ser feita com orientação de guias bilíngues.

Sabesp Itanhaém - Na próxima terça-feira (9) é feriado municipal em Itanhaém, em homenagem a São José de Anchieta. Na segunda-feira (8) a agência de atendimento do município funcionará normalmente. Apenas no dia 9 não haverá expediente.

Emergências – O serviço de emergência da Sabesp pode ser acionado pelo número  0800 055 0195(ligação gratuita) e também pela agência virtual: www.sabesp.com.br

 (Fonte:Prefeituras. Foto:PMPG)