Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Há 24 anos surfando sobre as ondas

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-06-21 -19:55

Há 24 anos surfando sobre as ondas

A Escola Pública de Surf de Santos em parceria com a Sthill (Escola Radical) completou 24 anos, com festa, homenagens e muito surfe. Para celebrar a data foi realizado o 2º He´e Nalu (surfando sobre as ondas) Santos Festival, na manhã deste sábado (20), no Posto 2, na Pompéia.

 

O festival teve como objetivo reunir pessoas da comunidade do surf em uma confraternização, e na ocasião, uma atenção especial às mulheres, que nos  últimos anos tem aumentado consideravelmente sua participação na escola que atende  alunos surfistas de todas as idades.

As disputas em comemoração aniversário da escola,  teve o Meeting Sicrupt Longboard Feminino, com a participação das alunas e uma apresentação com as pranchas multifuncionais e os alunos Luiz Felipe Miotto Leite e Rapahel dos Santos com paralisia cerebral e Valdemir Pereira, deficiente visual.

Coordenador da Escola Radical, Cisco Araña, emocionado, falou sobre os 24 anos de história. “É um presente de Deus, quando comecei não imaginava que chegaríamos a tudo isso, poder levar o surfe para tanta gente e desenvolver um trabalho de inclusão é mais que um presente, é uma celebração”.

A Escola radial do Surf, sempre em parceria com a Sthill, registra anualmente, o atendimento a cerca de 2.000 alunos e o crescimento do número de mulheres e pessoas da terceira idade, além de alunos portadores de necessidades especiais, num trabalho reconhecido mundialmente.

Memorial - A primeira onda surfada na América do Sul foi em Santos, em 1938, na praia do Gonzaga, por Osmar Gonçalves. Pioneiro do surf, ele está representado com uma estátua ao lado da Escola Radical de Surf. Em volta do monumento são colocadas placas com os nomes de outros surfistas e incentivadores do esporte. A calçada em torno da estátua recebeu homenagens póstumas a mais quatro nomes: Armando Jaguari, Murilo Ferreira, Alberto Mansur e Luis Gonzaga Batista (Lagartixa). (Foto: Divulgação/PMS)