Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Alckmin em Santos na abertura do Congresso de Transporte

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-06-23 -00:00

Alckmin em Santos na abertura do Congresso de Transporte

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) estará em Santos nesta terça-feira (23) para a abertura do 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, às 9h, no Mendes Convention Center (Av. Francisco Glicério, 206). Em seguida, às 10h30, entrega obras de estações do VLT, inclusive em São Vicente.

 Congresso -  Começa nesta terça (23), a partir das 9h, a 20ª edição do Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, um dos principais eventos no segmento de mobilidade urbana do País. A programação se estende até quinta-feira, com palestras e painéis de debates. O evento acontece com a participação de dirigentes municipais e especialistas convidados.

  Na abertura, o prefeito de Santos,  Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) falará sobre as medidas colocadas em prática na Cidade para facilitar deslocamentos. Na seqüência, haverá o painel “Plano Diretor e Plano de Mobilidade andam juntos”. Entre às 14h e 17h30, serão abordados assuntos como  Sistemas BRT, portos, transporte coletivo de ônibus e outros. Na quarta-feira (24), o plano cicloviário estará em pauta.

 Obras do VLT – Alckmin após a abertura do Congresso, às 10h30, entrega as obras de quatro estações do VLT das Estações Pinheiro Machado, Nossa Senhora de Lourdes em Santos e mais duas em São Vicente:  João Ribeiro e Itararé. A entrega de obras inclui o Túnel José Menino. Na ocasião o governador vistoria o primeiro VLT fabricado no Brasil e os novos ônibus da EMTU.

Para entrega das estações, Alckmin embarca na Estação Pinheiro Machado do VLT e desembarca na Estação Mascarenhas de Moraes.

A visita do governador fecha um ciclo de nove estações do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) concluídas. Em 2014, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) já havia entregue as paradas Mascarenhas de Moraes, São Vicente,  Emmerich, Nossa Senhora das Graças e José Monteiro, todas em São Vicente. A empresa planeja apresentar as estações  Bernardino de Campos e Porto em dezembro.

Em Santos – Em Santos, as obras do VLT paralisadas por determinação judicial (liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo-TJSP) foram retomadas semana passada na Av. Francisco Glicério, após  Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspender liminar do TJ/SP. Com essa decisão, a EMTU foi autorizada a retomar os trabalhos no canteiro central da via. O VLT está com 95% das obras concluídas no município de São Vicente e 60% em Santos. (Foto: Divulgação)