Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Polêmica: Desfile de Carnaval de 2016 será antecipado

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-07-04 -02:25

Polêmica: Desfile de Carnaval de 2016 será antecipado

No Carnaval de 2016, Santos será homenageada pela agremiação carioca Acadêmicos do Grande Rio, que desfila no domingo, dia 7 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, com o enredo “Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei”.

Por esta razão o Desfile Oficial das Escolas de Samba de Santos terá novas datas no próximo ano. As escolas de samba da cidade não desfilarão durante o reinado de Momo. Por conta do desfile da nova amiga da Cidade, a Acadêmicos do Grande Rio, a folia na Passarela Dráusio da Cruz, na Zona Noroeste, será antecipada para os dias 29, 30 e 31 de janeiro (sexta-feira a domingo).

 De acordo com a Prefeitura, a mudança atende ao pedido da Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess) para não conflitar com o desfile  da ‘Grande Rio’. Assim, os desfiles em Santos serão realizados uma semana antes do reinado de Momo, ou seja, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro.

Na última quinta-feira (2), representantes da agremiação do Rio de Janeiro estiveram em Santos para participar de assinatura de Protocolo de Intenções entre a agremiação carioca e entidades de diferentes segmentos municipais, objetivando a troca de informações para a estruturação do enredo.

Polêmica – Para a passista T.P.T. que desfila há quatro anos em uma das mais tradicionais escolas de samba de Santos e também em uma agremiação de Cubatão, o carnaval santista vai perder público “Agora que os desfiles das escolas de samba de Santos vêm ganhando força para se recuperar do anos de ostracismo, de desinteresse por parte do público e até do pessoal do mundo do samba, surge essa novidade. Fazer desfiles uma semana antes do Carnaval é como se estivéssemos fazendo ensaio na passarela do samba. Nosso carnaval só tem a perder”.

Custo zero – O evento aconteceu no extinto cassino do Monte Serrat, com apresentação da bateria da escola de samba santista X-9 e da Corte Carnavalesca santista. A homenagem, o desfile terá custo zero para Santos, garante da Administração Paulo Alexandre Barbosa.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) agradeceu a homenagem e ressaltou “O Carnaval do Rio de Janeiro é o terceiro evento com maior repercussão mundial, com imagens transmitidas para mais de 180 países. A partir da Sapucaí, Santos será reverenciada pelo mundo. Motivo de orgulho para todos nós”.

Fabiano Paz ‘Dentinho’, presidente da Licess, também manifestou seu apoio à escola caxiense. “A Liga está junto com a Prefeitura e com a Grande Rio, inclusive lá no Rio de Janeiro. Grande Rio campeã!”.

O presidente e fundador da escola carioca, Milton Perácio, acompanhado do carnavalesco Fábio Ricardo e do diretor de Carnaval Ricardo Fernandes, falou do entusiasmo sobre o desfile que a agremiação já está preparando para 2016: “Vamos falar do time pelo qual sempre torci e da Cidade de que sempre gostei. Pela Cidade que nos acolhe maravilhosamente bem”.

O carnavalesco Fábio Ricardo que tem maior ligação com a cidade diz que o enredo em homenagem a Santos nasceu a partir da fonte do Itororó e do porto. “Meu pai trabalhou na área marítima e passava muito tempo longe de casa. Vinha muito a Santos e, quando voltava, sempre falava muito bem. Pesquisei sobre a Cidade e encontrei a lenda da Fonte do Itororó, que diz que todos que bebem ou se banham naquela água se apaixonam por Santos. E muita gente importante esteve ali. Até um rei, o Rei Pelé”.

Participantes – O Protocolo de Intenções teve a participação das seguintes instituições: Academia Santista de Letras; Associação Comercial de Santos; Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Santos e Santos-Praia; Câmara Municipal; Conselho do Samba; Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração; Instituto Histórico e Geográfico de Santos; Licess; Movimento Pró-Memória José Bonifácio; Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santos; Santos e Região Convention & Visitor Bureau; Santos Futebol Clube; Sociedade Humanitária de Santos; Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira e Casa da Cultura da Mulher Negra.  (Fotos: Divulgação)