Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Festival Santos Café teve gosto de quero mais

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-07-14 -01:12

Festival Santos Café teve gosto de quero mais

O I Festival Santos Café, durante quatro dias (9 a 12 de julho), transformou Santos na capital do Café do Brasil. Realizado no Centro Histórico com variada programação gratuita e voltada para o público de todas as idades, com shows, atividades culturais, gastronômicas, lúdicas, interativas e de lazer, reuniu, segundo os organizadores, cerca de  37 mil pessoas.

Dez restaurantes do Centro Histórico abriram para o almoço durante todo o festival e prepararam sobremesas especiais à base de café e 40 atrações movimentaram o centro histórico durante todo o feriado prolongado em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932.

Os números apresentados pela Setur (Secretaria de Turismo) comprovam o sucesso do evento, muito além das expectativas: 2700 pessoas passaram pelo o Museu Pelé, a Linha Turística do Bonde, Bonde Café e Bonde Brincar transportaram 4423 passageiros durante o festival; o Museu do Café recebeu 3200 pessoas e 27 mil cafézinhos foram servidos na degustação de diversas marcas na Frontaria Azulejada e mais 2 mil durante o Café na Rua, promovido apenas no domingo, no Boulevard da Rua XV de Novembro. Além disso, cerca de oito mil pessoas assistiram aos shows.

Atrações - As mais de 40 atrações do festival tiveram grande presença de público. No espaço kids, as crianças se divertiram com brinquedos, desenhos para colorir, maquiagem infantil e os passeios do Bonde Brincar. Os walking tours conduziram os visitantes para um delicioso passeio pelas ruas e construções que sofreram impacto direto do desenvolvimento do ciclo do café na cidade.

Apresentações de teatro e dança o público, a exemplo das oficinas gastronômicas e de baristas também tiveram grande procura, bem como as degustações de café que reuniram muita gente, que provaram os melhores grãos e sabores de café, um dos maiores símbolos nacionais. 

Beatles com café - Uma das melhores noites deste festival, se não a melhor para os incontáveis fãs do maior grupo de rock do mundo, The Beatles, os reis do yé,yé,ye, aconteceu na segunda noite (sexta-feira, dia 10), quando no palco montado na Rua do Comércio, a banda Abbey Road formada por Luís Fernando, Maury, Picchi e Ricardo, cover dos Beatles, soltaram os primeiros acordes de 'I Want To Hold Your Hand'.

O show durou pouco mais de uma hora, (muito rápido) levando o público à uma viagem pelos anos sessenta (1960), quando John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, revolucionavam o mundo da música, o mundo do rock, a vida e o sonho de muitos jovens, hoje sessentões, mas não menos apaixonados pelo quarteto de Liverpool.

Devido ao grande sucesso de público, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) confirmou a realização do festival em 2016. Para quem curtiu o Centro Histórico durante o festival, onde teve de tudo para todos os gostos, inclusive feira de antiguidade, já está no aguardo do evento em 2016 e quem não foi, mas conhece alguém que lá esteve, com certeza, não perderá a próxima edição. (Foto: Divulgação/Júlio Medina)