Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Crise na Saúde: Hospital regional de SV será discutido na ALESP

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-07-22 -17:21

Crise na Saúde: Hospital regional de SV será discutido na ALESP

A crise na saúde pública é ininterrupta. A falta de verbas faz com que hospitais públicos e filantrópicos sobrevivam sob o fio da navalha, cobrindo um leito e deixando outros, no mínimo, três descobertos, e a população, especialmente, a menos provida de recursos financeiros sofrem as consequências.

Faltam leitos, médicos, equipamentos, medicamentos, etc..., uma realidade que não é exclusiva da Baixada Santista, mas nacional e os governos (municipal, estadual e federal) continuam fazendo vistas grossas ou no máximo fazendo promessas e quando resolvem investir na área (pelo menos prometem), preferem a construção de novas unidades (mais trabalhosas, mais caras e mais demoradas) a investir em reequipar ou reativar equipamentos já existentes, mas que por falta de verbas trabalham aquém da capacidade.

São Vicente - Na tarde desta terça-feira (21), o deputado estadual Luiz Carlos Gondim, do Solidariedade, visitou o prefeito de São Vicente, Luís Cláudio Bili (PP) e um dos assuntos tratados foi a construção do  Hospital Regional. O deputado estadual manifestou preocupação com o impasse em relação ao projeto apresentado no início do ano pela Secretaria de Saúde de São Vicente ao Ministério da Saúde.

A proposta do município é a de que Estado e Governo Federal dividam a construção da unidade na área onde funcionou o Centro de Convenções, no Parque Bitaru. Ao encampar a ideia, o ministro Arthur Chioro sinalizou que a União arcaria com 50% e o Estado com o restante.

Gondim, levará o assunto ao plenário da Assembleia Legislativa na expectativa de  sensibilizar os demais parlamentares. Ele que também é médico, ressalta o interesse na construção desse hospital que considera de grande importância para a região, porque de acordo com o projeto terá capacidade para 400 leitos. “Além disso, - fala o deputado -  o projeto  recebeu o apoio formal de todos os prefeitos da Região Metropolitana”.

Foto: Divulgação/PMSV