Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Faixa exclusiva de ônibus na Rua João Pessoa nesta segunda

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-08-09 -23:49

Faixa exclusiva de ônibus na Rua João Pessoa nesta segunda

A primeira faixa exclusiva para o transporte coletivo operando durante as 24 horas do dia será ativada à 0h desta segunda (10), na Rua João Pessoa, pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). A medida compreenderá o trecho entre a Av. Conselheiro Nébias e a Praça dos Andradas, no Centro da Cidade. A expectativa da empresa é reduzir o tempo de viagem dos coletivos em cerca de 25%, no trecho de abrangência do corredor.

A partir das 9h, os motoristas estarão sendo alertados com folhetos sobre as novas regras da Rua João Pessoa, apesar da ampla sinalização implementada ao longo da via, constando de painéis e placas, além de pintura de solo. Os panfletos informam a necessidade de dar a preferência para o transporte público. Assim, os ônibus circulam pela faixa da direita, sinalizada para este fim. Transporte escolar e táxis com passageiros também podem utilizar o espaço exclusivo. Os demais veículos, como automóveis e motos, deverão trafegar pelas três outras faixas existentes entre o corredor e o estacionamento.

Ações educativas - A campanha educativa realizada pela CET ocorrerá, das 9 às 12 horas, nas interseções da Rua João Pessoa com a Av. Conselheiro Nébias e ruas Braz Cubas, Martin Afonso, D. Pedro II e Frei Gaspar. Á tarde, das 13h15 às 15 horas, as ações serão voltadas ao comércio local, com visitas e distribuição de material.

Multa - Transitar na faixa exclusiva do transporte coletivo é considerada pelo Código de Trânsito Brasileiro uma infração gravíssima, com multa de R$191,54 e acréscimo de sete pontos na CNH. O estacionamento em local proibido acarreta multa de R$85,13, além de quatro pontos na carteira, e o veículo pode ser guinchado. (Divulgação)