Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Se na política, palavra tiver valor, Constantino assume presidência da Câmara

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-08-11 -00:12

Se na política, palavra  tiver  valor, Constantino assume presidência da Câmara

A morte do presidente da Câmara de Santos, Marcus de Rosis (PMDB) no último sábado muda o quadro político da cidade. A primeira mudança  está na  condução do legislativo, interinamente ocupada por Keny Mendes (DEM).  E foi o próprio Keny que anunciou nesta segunda-feira (10) que Manoel Constantino (PMDB) será o novo presidente da casa.

No entanto, a confirmação de Constantino para a presidência, ainda depende de votação que será realizada na sessão de quinta-feira (13). A Câmara de Santos tem 21 vereadores, por isso o grupo formado por 12 edis, o mesmo que garantiu a eleição de De Rosis, garante a conformação do nome.  Assim, mesmo que os outros 9 vereadores apresentem outro candidato, Constantino ainda mantém a maioria, caso a palavra dada  na reunião desta segunda seja mantida. Isso porque em eleição de Legislativo, muitos dormiram eleitos e acordaram sem o cargo. E o vereador Constantino sabe disso.

O grupo que se reuniu nesta segunda é formado pelo presidente interino Kenny Mendes (vice-presidente do Legislativo), Adilson Jr (PT), Benedito Furtado (PSB), Douglas Gonçalves (DEM), Evaldo Stanislau (PT), Hugo Duppre (PSDB), Igor Melo(    ), José Teixeira Filho, o Zequinha Teixeira (PRP), Marcelo Del Bosco (PPS), Sérgio Santana (PTB), e Roberto Oliveira Teixeira, o Pastor Roberto de Jesus (PMDB), além de Manoel Constantino (PMDB).

 Aos 74 anos, o alagoano (natural de Mata Grande) Manoel Constantino, é o mais experiente do Legislativo santista, (está no 8º mandato) e já presidiu a Casa no biênio 2011/2012.

Posse – Na seção de quinta-feira, além da eleição do novo presidente, toma posse o suplente de Marcus de Rosis (PMDB), Geonísio Aguiar, o "Boquinha", hoje no PSDB, mas, quando eleito, era filiado ao PMDB. Há informações de que a posse do Boquinha vai gerar muita discussão.

(Foto: Arquivo EA)