Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Santos receberá equipamentos para monitorar áreas de risco

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-08-18 -02:24

Santos receberá equipamentos para monitorar áreas de risco

Sinais que permitem captar até pequenas movimentações abrangendo uma área de 360 graus e cobrindo até 2,5 quilômetros de extensão, são emitidos por sensores geotécnicos, equipamentos de alta tecnologia destinados a acompanhar a movimentação de solo e encostas em áreas de risco e Santos será o próximo município a receber a tecnologia.

A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (17), durante apresentação pública do Projeto de Pesquisa e Monitoramento de Encostas para técnicos da Prefeitura, Defesa Civil, autoridades e representantes das comunidades, no Paço Municipal.

A estação robotizada (ETR) funcionará na Policlínica do Marapé, localizada próxima às áreas consideradas vulneráveis a riscos de escorregamentos. A ETR é um sensor geotécnico que uma emitirá sinal a laser a ser refletido nos 100 prismas instalados nas encostas. A estação contará ainda com 15 plataformas de coleta de dados, composta de um pluviômetro e seis dispositivos capazes para detectar a umidade do solo.

A instalação da ETR está prevista para começar em 45 dias. Os sinais, segundo Osvaldo Moraes, diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), permitem captar até pequenas movimentações abrangendo uma área de 360 graus e cobrindo até 2,5 quilômetros de extensão. sensores geotécnicos serão instalados pelo. De acordo com órgão, a instalação. Os dados serão enviados via internet ao Cemaden.

De acordo com Moraes, os moradores do Marapé já estão sendo informados e esclarecidos pela Prefeitura sobre a instalação dos sensores próximo às moradias.

Além de Santos, farão parte do projeto Angra dos Reis (RJ), Blumenau (SC), Mauá (SP), Nova Friburgo (RJ), Petrópolis (RJ), Recife (PE), Salvador (BA) e Teresópolis (RJ). Foto: Divulgação/PMS