Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Santos tem desfile cívico-militar nesta segunda

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-09-07 -00:30

Santos tem desfile cívico-militar nesta segunda

Nesta segunda-feira, 7 de setembro, Santos celebra o Dia da Independência do Brasil, com o tradicional desfile cívico-militar, que será realizado a partir das 9h, na orla (pista sentido José Menino- Ponta da Praia). O exemplo dos anos anteriores, o palanque oficial será montado em frente à Escola Técnica Estadual Dona Escolástica Rosa, onde também estarão montadas duas arquibancadas para público.

O desfile escolar abre as comemorações, com participação de 23 unidades: alunos de 14 escolas municipais, três estaduais, uma delas do Guarujá; Faculdade de Educação Física de Santos, Programa Escola Total - Projeto Pra Ver a Banda Tocar, Lar das Moças Cegas (conveniada com Secretaria de Educação), grêmios estudantis e Projeto Santos Jovem Doutor.

Pelo segmento comunitário, serão 10 entidades desfilando a pé, além de mais cinco outras motorizadas, com encerramento pela Guarda Municipal. Desfilam também, o  grupo militar (Marinha, Exército, Aeronáutica), Policia Federal, Polícia Militar e unidades especializadas.

Estrutura – De acordo com a Secretaria de Cultura, torres de sonorização serão colocadas na orla, entre o canal 6 e a Rua Alexandre Martins. A concentração dos grupos será próximo ao Aquário, onde também serão disponibilizados banheiros químicos. Em duas tendas haverá distribuição de água para quem vai desfilar.

Interdições - Em virtude do feriado prolongado envolvendo os festejos alusivos aos Dias da Pátria e de Nossa Senhora do Monte Serrat (de sábado a terça-feira), a CET mantém esquema operacional com efetivo de 40 operadores para monitorar o trânsito, realizar bloqueios, desvios e orientar os motoristas.

Nesta segunda, será interditada a avenida da praia (nos dois sentidos) das 6h40 às 14h entre as ruas Oswaldo Cruz e Capitão João Salermo. Outras interdições no mesmo horário ocorrerão nas ruas Afonso Celso de Paulo Lima, Carlos de Campos, Imperatriz Leopoldina, Isidoro de Campos, Inglaterra, Robert Sandall, Bassin Nagib Trabulsi. E, ainda: Avenidas Coronel Joaquim Montenegro, Almirante Cochrane (ambos os sentidos) e Siqueira Campos (sentido Cais-Praia) e ruas Ricardo Pinto, Januário dos Santos, General Rondon, Alexandre Martins, Anália Franco, Sampaio Moreira, Nascimento, Oswaldo Cochrane. A CET informa que algumas linhas do transporte coletivo também sofrerão desvios nos itinerários.

Saúde - A partir das 7h30, em frente ao Colégio Escolástica Rosa, próximo ao palanque, uma ambulância UTI, de suporte avançado, estará à disposição com médico, enfermeiro e condutor socorrista. Outro veículo de suporte básico ficará junto ao Aquário Municipal, na área de concentração do desfile.

Dengue - Durante o desfile, a equipe educativa da Seção de Controle de Vetor da Secretaria de Saúde, estará com estande educativo sobre dengue, na Fonte do Sapo, das 9h às 14h. Serão distribuídos folderes e prestadas orientações sobre cuidados preventivos. Os munícipes também poderão conferir o mostruário do ciclo biológico do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Foto: Em Santos, as comemorações pela Semana da Pátria foram iniciadas no último dia 1º com o hasteamento das bandeiras na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, em Santos. (Foto: Divulgação/PMS)