Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Festa da Padroeira de Santos

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-09-08 -00:35

Festa da Padroeira de Santos

A programação em homenagem a Padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat, tem nesta terça, 8 de setembro, seu ponto alto, marcando o retorno da imagem da Santa ao morro

As atividades religiosas começam às 7h, com missa na Catedral Nossa Senhora do Rosário (Praça José Bonifácio s/n°, Centro Histórico), celebrada pelo padre Castilho. Às 8h ocorre missa solene com o bispo emérito Dom Jacyr Francisco Braido. Na sequência, às 9h30, missa campal presidida pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, em palco montado em frente à Catedral.

Procissão – Após a missa campal tem início a procissão, que conduz a imagem da Padroeira até a Prefeitura, na Praça Mauá, onde será realizada a Renovação da Consagração da Cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat, e posteriormente, de volta ao Santuário, no topo do Monte Serrat.

Para receber a imagem no Monte Serrat, várias apresentações culturais, inclusive quermesse, sendo que às 19h, tem dança espanhola e, em seguida, show do grupo de samba ‘Algo Mais’. A quermesse será realizada a partir das 20h.

Missas – Além das missas a serem realizadas na Praça José Bonifácio, às 7 e às 8h e a missa campal, o Santuário de Nossa Senhora do Monte  Serrat (Caminho Monsenhor Moreira, 39) também recebe missas nesta terça-feira. Às 9h, Missa Solene celebrada pelo padre Valdeci; às 16h, Missa campal com Dom Tarcísio Scaramussa e às 19h, Missa Solene com Padre José Myalil Paul.

Saúde – A Prefeitura informa que um posto médico avançado será montado na Praça José Bonifácio, das 7h30 até o fim da missa campal.  O posto contará com médico, enfermeiro e condutor socorrista, além de duas viaturas de suporte básico. Ambas acompanham a procissão. Outra de suporte básico se deslocará para o sopé do Monte Serrat, onde permanecerá até o término do evento. Quatro equipes de maqueiros serão dispostas nos nichos 3, 6, 9 e 12, para prestar atendimento aos romeiros que fizerem a subida das escadarias das 7h às 19h. No alto do monte, ao lado da saída do bonde, será montado posto médico até o término do evento. Haverá estandes com informações sobre dengue e controle de zoonoses, no sopé do morro, próximo à Fonte do Itororó, das 9h às 14h.

Segurança - Cerca de 50 guardas municipais ficarão responsáveis pelo patrulhamento preventivo durante a missa campal e a procissão. Eles também auxiliarão na orientação e informação dos participantes do evento.

Interdições - A Praça José Bonifácio está interditada desde às 7h de ontem, segunda-feira e assim permanece até  as 16h desta terça-feira, entre a Av. São Francisco e a R. Amador Bueno. Para a procissão a interdição da Praça Correia de Melo acontece desde a meia noite de terça-feira até as 15h30. Outras interdições serão realizadas entre as 10h e 13h30 nas praças Rui Barbosa, Mauá e Correia de Mello, ruas Brás Cubas, João Pessoa, General Câmara, Dom Pedro II e Av. São Francisco. (Foto: Arquivo)