Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Música do Paraguai no palco das Oficinas Culturais de SV

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-09-23 -10:20

Música do Paraguai no palco das Oficinas Culturais de SV

Com 1,5 metro de altura, 36 cordas e cinco oitavas, sem pedal, a harpa paraguaia exige um traquejo incomum do músico Esteban Florentin, atualmente em São Vicente. Membro do grupo Paraguay Ensamble, ele junto do guitarrista e vocalista Cacho Cords e do baixista Jorge Recalde prometem encantar o público em um show gratuito nesta sexta-feira, às 20 horas, nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho (Rua Tenente Durval do Amaral, 72, Catiapoã). A apresentação é uma realização da Prefeitura Municipal de São Vicente através da Secretaria da Cultura com apoio da Associação dos Artistas.
 
Em meio a um repertório de guarânias, polcas e doble rasgados, Cacho define que o instrumento de corda representa bem a sua nacionalidade. "Os principais harpistas do mundo são de meu país. Esse é um instrumento muito ligado à cultura guarani. O Paraguai é dividido em duas regiões, a indígena e, em menor porção, a urbana. Por isso, a cultura guarani é a única tipicamente de nosso país e a população se orgulha e valoriza muito estas tradições, embora também recebamos influências dos ritmos da América Latina e Europa".
 
Justamente pelas características raras e culturais do instrumento, é que os alunos do polo vicentino do Projeto Guri também terão nesta quinta-feira apresentações do grupo em sua grade de aulas. "Nosso objetivo é de difundir a cultura folclórica de meu país na Baixada Santista e estimular a possibilidade de intercâmbios, da mesma forma, que também tocamos noutros países da América Latina, Estados Unidos, Japão, China, Coreia, Grécia, Turquia, Itália, Suíça, França e outras nações". 
 
Embora o trio esteja em São Vicente, o Paraguay Ensamble é um grupo com 25 componentes, entre músicos e dançarinos. Entre as melodias da próxima apresentação, todas baseadas nos ritmos folclóricos, letras românticas às amadas e versos que recitam as belezas naturais, como mananciais, aves e bosques. Informações sobre o show: 3468-8636.
Crédito: Lincoln Spada