Teve início nesta quarta-feira (23) o principal festival de literatura do Estado de São Paulo, a Tarrafa Literária que acontece em Santos, reunindo até domingo (27), autores nacionais e estrangeiros e jornalistas para bate-papo com o público sobre as últimas novidades da literatura nacional e internacional.
Abertura - A programação é gratuita e esta 7º edição do evento teve show de abertura nesta quarta (23), às 19h30, com o musical Leminskanções, belíssimo dueto de Estrela Leminski (foto) e Téo Ruiz, no Sesc (Rua Conselheiro Ribas, bairro Aparecida).
Programação - Totalmente gratuita, a programação com a participação dos convidados começa nesta quinta-feira (24). Neste ano, as palestras e encontros acontecerão no Teatro Guarany, no Sesc Santos e Museu Pelé. Serão 12 encontros com temas variados e mais: Oficina de Criação Literária, Tarrafinha (para o público infantil)
Autores estrangeiros, entre eles Afonso Cruz e Milton Hatoum, e nacionais, como a jornalista santista Adriana Carranca, marcarão presença na 7ª edição do Festival Internacional Tarrafa Literária que contará com três mesas em torno do tema da não-ficção, biografia e memória. Entre os destaques, Clóvis Bulcão, historiador e escritor brasileiro, vem ao festival com a biografia da família Guinle (Os Guinle).
A jornalista Adriana participará desta edição com seu livro-reportagem infantil, Malala – A menina Que Queria Ir Para A Escola, sobre a jovem paquistanesa famosa mundialmente que sobreviveu a um ataque terrorista.
A novidade deste ano são as histórias em quadrinhos com a vinda do quadrinista espanhol Miguelanxo Prado e dos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon. Milton Hatoum, tradutor, professor e considerado um dos maiores escritores vivos do Brasil, participou da tarrafa em 2009, retorna este ano para a mesa do encerramento do festival ao lado dos dois quadrinistas.
Afonso, um dos artistas estrangeiros, lançará a obra “Jesus Cristo Bebia Cerveja”, considerado o Livro Português do Ano pela revista Time Out Lisboa. Já Gonçalo, ganhador de vários prêmios importantes da Língua Portuguesa, participou de outras edições e volta para lançar seus livros infantis, que terão o primeiro lançamento no Brasil, na Tarrafa.
Quinta-feira (24 de setembro)
9h30 – Museu Pelé (Rua Marquês de Herval, s/n, Valongo) Tarrafinha - Poesias - Convidado: Ademir Dermarchi
17h - Teatro Guarany, Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico - Contos no Divã Convidados: Luiz Cancello, Alexandre Marques Rodrigues e Gustavo Klein
19h - Teatro Guarany, Praça dos Andradas - Quem somos nós, os escritores? Convidados: Noemi Jaffe, Juliano Garcia Pessanha e Mario Vitor Santos
Sexta-feira (25 de setembro)
14h- Sesc Santos, Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida - Oficina com Gonçalo Tavares - Inscrições: São apenas 20 vagas
17h - Teatro Guarany, - As raízes da música caipira Convidados: José Hamilton Ribeiro, Ivan Vilela e Sérgio Martins
19h- Teatro Guarany - Dueto de Biógrafos Convidados: Nelson Motta, Julio Maria, Daniel Benevides
Sábado (26 de setembro)
14h30 - Sesc Santos, Tarrafinha Convidado: Adriana Carranca
15h- Teatro Guarany - A ficção e os personagens reais Convidados: Ana Miranda, José Castello e Josélia Aguiar
17h - Teatro Guarany - Encontro com Miguelanxo Prado Convidados: Miguelanxo Prado e Paulo Ramos
19h - Teatro Guarany - Contado nossas histórias
Convidados: Bernardo Carvalho, Gonçalo Tavares e João Gabriel de Lima
Domingo (27 de setembro)
10h - Sesc Santos - Peça Teatral: Fabuloso Mundo das Descobertas
15h – Teatro Guarany - “O conjunto de nossas obras”
Convidados: Afons Cruz, João Carras Coza e Vladir Lemos
17h – Teatro Guarany – “Formadores do Brasil”
Convidados: Jorge Caldeira, Clovis Bulcão e Humberto Werneck
19h – Teatro Guarany - “Uma conversa sobre dois irmãos”
Convidados: Milton Hatoun, Fábio Moon, Gabriel Bá e Matthew Shirts
(Divulgação)