Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Débora Blanco é a nova secretária de Meio Ambiente de Santos

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2015-09-24 -04:37

Débora Blanco é a nova secretária de Meio Ambiente de Santos


A arquiteta e urbanista Débora Blanco Bastos Dias, assumiu nesta quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ela substitui a arquiteta  Marise Céspedes Tavolaro, servidora pública que em março passado assumiu a vaga deixada por Luciano Pereira de Souza.

A mudança na Secretaria de Meio Ambiente não causou surpresa, até por nos últimos dias, as conversas pelos corredores e escadarias da Prefeitura davam conta de que o cargo político estava sendo cobrado por parte de dirigentes de alguns partidos apoiadores do prefeito Paulo Alexandre. E, como a ex-secretária Marise é servidora de carreira, sua saída possivelmente não criaria problemas, já que segundo informações ela não havia assumido a pasta por indicação política.

Encarregada, também, de acompanhar de perto o andamento das licenças ambientais que permitirão dar seguimento aos projetos de mobilidade no Município como o VLT, os túneis que ligarão Santos à São Vicente e ao Guarujá, bem como as intervenções no viário que irão ocorrer na entrada da Cidade, a nova secretária acredita que seu maior desafio na nova pasta será inserir cada vez mais a população no processo de desenvolvimento sustentável do Município, para que  a gestão pública seja gerida como um todo.

 A nova secretária de Meio Ambiente também está Encarregada, também, de acompanhar de perto o andamento das licenças ambientais que permitirão dar seguimento aos projetos de mobilidade no Município como o VLT, os túneis que ligarão Santos à São Vicente e ao Guarujá, bem como as intervenções no viário que irão ocorrer na entrada da Cidade. “Débora é uma pessoa com larga experiência na Administração Municipal e acrescentará bastante no Meio Ambiente. A primeira reunião do nosso plano de governo foi ela quem conduziu e tenho certeza que saberá se portar muito bem durante essas etapas importantes de análise ambiental pelo quais passam esses importantes projetos para a Cidade”, avalia o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

A secretária Debora Blanco é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e mestre em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na área de concentração em Gestão Urbana. Atua desde 1985 em organismos públicos nas áreas de meio ambiente e planejamento urbano e regional. Já exerceu a função de secretária municipal nas pastas de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Planejamento, junto às Prefeituras de Praia Grande e Santos, além de atuar como diretora técnica da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem).

Em 2013, ela que é professora da UniSantos e Universidade Santa Cecília, assumiu a Secretaria Adjunta de Gabinete da Prefeitura de Santos e, posteriormente, a direção do Escritório de Gestão de Projetos.  O prefeito Paulo Alexandre (PSDB) ao empossar Débora, disse estar tranquilo quanto ao seu desempenho, porque muitas das que lhes foram incumbências passadas, ela já as tinha antes mesmo de assumir a pasta ambiental. (Foto: Raimundo Rosa/PMS)